• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 09:49:22
Nordestinas
  • 15/04/2019 07h34

    SEGURANÇA/INTELIGÊNCIA: Bolsonaro anuncia mais policiais federais para o setor de inteligência; Centro de Inteligência para o Nordeste, instalado no Ceará, “estaria parado”

    Centro de Inteligência para o Nordeste foi criado no final do Governo Temer
    Foto: Alan Santos/PR)

    Presidente Jair Bolsonaro contemplando o pátio do Aeroporto Internacional de Macapá

    ( Publicada originalmente às 14h 34 do dia 14/04/2019) 

    (Brasilia-DF, 15/04/2019) O Presidente Jair Bolsonaro deu destaque hoje, 14, em sua conta no Twitter, sobre a convocação de mais 1 mil policiais federais. A notícia mostra como o presidente está decidido a fortalecer parte do serviço público federal ligado à segurança e inteligência. Há informações de que o Ministério da Economia estaria decidido a dechar 250 mil vagas no setor público que estariam abertas dentro do Executivo Federal.

    “Governo anuncia convocação de mais 1.000 policiais federais. O objetivo é compor gradativamente o quadro de inteligência, como no trabalho da Lava-Jato (combate à corrupção) e outros serviços de segurança nacional dentro do orçamento possível destes primeiros 100 dias de mandato.”, disse no Twitter hoje.

    O Presidente ressalta a questão do investimentos em inteligência. No final de 2018, o governo do Presidente Michel Temer inaugurou em Fortaleza, capital do Ceará, o primeiro Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Nordeste (CIISPR-NE).

    Iamgem do tuíte presidencial feito na manhã deste domingo, 14 de abril

    Há informações de que esse centro que foi criado a partir de uma parceria do Governo Federal com o Governo do Estado do Ceará  não está funcionando a contento.  Pelo acordo que está em pleno vigor, o Governo Federal fornece todo o corpo técnico, enquanto o Governo do Estado do Ceará ofertou a estrutura física.

    Em 7 de dezembrou 2018, durante a inauguração foi  formalizada a partir do ato de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que visava normatizar o regime de cooperação mútua, bem como estabelecer obrigações e responsabilidades relativas à implantação e manutenção do centro. Assinaram o acordo do então Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann e o governador do Ceará, Camilo Santana.

    Há informações de que o CIISPR-NE não está funcionando como deveria.  O aumento no número de policiais federais, como informa o Presidente Bolsonaro, tende melhorar a estrutura de segurança pública federal voltada a questão da inteligência que é considerado um dos principais insumos no combate ao crime organizado.

    A Política Real apurou ouvindo alguns secretários de Segurança Pública de estados nordestinos é que esse centro estaria paralisado.

    ( da redação com informações do Twitter. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade