• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 06 de maio de 2024 15:48:13
Nordestinas
  • 07/12/2018 17h52

    Nordeste ganha Centro de Inteligência de Segurança Pública; inauguração foi hoje em Fortaleza com presença de governadores nordestinos e o Presidente do Congresso Nacional

    Ministro Raul Jungmann assinou ato de inauguração junto com o governador do Ceará, Camilo Santana
    Fotos: assessorias

    Raul Jungmann falou no evento de inauguração do Centro de Inteligência do Nordeste

    (Brasília-DF, 07/12/2018)  O Nordeste ganhou na manhã desta sexta-feira, 07, o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Nordeste (CIISPR-NE). Esse é o segundo centro de cinco que deverão ser instalados em cada região do país com vista a montar uma ação única para entender e combater a violência no Brasil. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, fez a inauguração do centro que foi instalado na cidade de Fortaleza(CE).

    Alguns governadores nordestinos, eleitos e reeleitos, participaram do evento.  Inauguração foi  formalizada a partir do ato de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que visa normatizar o regime de cooperação mútua, bem como estabelecer obrigações e responsabilidades relativas à implantação e manutenção do centro. Assinaram o acordo o Ministro Jungmann e o governador do Ceará, Camilo Santana.

    "Hoje o Ceará passa a contar com o primeiro Centro Regional de Inteligência de Segurança Pública em funcionamento, importante ferramenta para que se  possa dar respostas concretas de segurança e proteção a todos os nordestinos. Colocamos à disposição Governo Federal um equipamento com toda infraestrutura necessária para que possa ser assumida a coordenação da importante política nacional de inteligência em segurança pública, pois o crime ultrapassa a fronteira dos estados e é fundamental que os estados consigam trabalhar conjuntamente”, falou Camilo Santana, Governador do Ceará.

    Camilo Santa, governador do Ceará, fala no evento

    O evento, no Palácio de Iracema, contou com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Major Brigadeiro João Tadeu Fiorentini; do diretor de Inteligência da Senasp, Carlos Afonso Coelho; do secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Julio Cezar dos Reis; do presidente do Congresso Federal, senador Eunício Oliveira; de governadores dos estados do Maranhão, Flávio Dino, do Piauí, Wellington Dias,  e de Pernambuco; entre outras autoridades.

    A criação do centro é resultado de um ofício encaminhado pelos governadores dos estados do Nordeste, em março desse ano, na cidade de Teresina (PI), um dos eventos do Fórum dos Governadores do Nordeste, solicitando a implantação da unidade operacional no estado do Ceará.

    “As grandes facções criminosas são nacionais e internacionais. Você não tem como combatê-las exclusivamente no espaço do Estado. Então, a palavra-chave aqui é integração. Não apenas uma operação e o combate nas ruas, mas integrar a inteligência. É isso o que a gente chama de repressão qualificada. E, para isso, nesse mundo onde há a guerra cibernética, redes sociais, a deep web, em que o crime também está integrado na rede, internacionalizado; não há como combater o crime sem inteligência, sem inteligência integrada”, afirma Raul Jungmann.

    Governadores, senador e autoridades acomapanham o evento no Palácio Iracema, em Fortaleza

    NORDESTE

    Sobre a atuação da  Regional Nordeste, o ministro Raul Jungmann pontua: “a unidade terá como foco a promoção da integração das atividades de inteligência de segurança pública da região Nordeste, o que ocorrerá a partir da produção de conhecimentos estratégicos, bem como da realização de ações interagências, cuja finalidade é o enfrentamento qualificado da criminalidade, especialmente das atividades desenvolvidas por organizações criminosas”.

    Essa rede de centros foi pensada para unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões. Entre os objetivos estão a integração entre as forças de segurança pública e inteligência do governo federal e Forças Armadas, para elaboração de planejamentos estratégicos e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

    INVESTIMENTOS

    Segundo Raul Jungmann, o Governo Federal através do Ministério da Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vai bancar custeio da estrutura para o funcionamento do CIISPR-NE, por intermédio da mobilização de servidores dos nove estados que compõem a Região Nordeste.

    “São profissionais de Inteligência que acessarão 38 bancos de dados nacionais e internacionais, para facilitar o intercâmbio de informações entre os estados.  O objetivo é a construção de conhecimento de alcance regional, com objetivo de assessorar o processo decisório dos chefes das agências de inteligência, secretários de Estado, governadores e o Governo Federal”, ressalta o ministro.

    Além disso, de acordo com o ministro Raul Jugmann, caberá à Senasp promover a capacitação, o compartilhamento e manutenção de ferramentas tecnológicas de inteligência, como também, atuar junto às demais Agências de Inteligência Estaduais e Municipais, promovendo a difusão dos resultados obtidos a partir das atividades desenvolvidas em razão deste instrumento, para fins de adoção das medidas adequadas.

    O Governo do Ceará será responsável por disponibilizar a parte física, estruturando o espaço com recursos materiais e lógicos que permitam o seu adequado funcionamento, a fim de que todos os seus integrantes possam desenvolver suas atividades de forma integrada; além de disponibilizar e compartilhar acessos a sistemas, ferramentas e bancos de dados utilizados pelas Agências de Inteligência do estado aos integrantes do CIISPR-NE; entre outras atividades.

    Camilo Santana fez um agradecimento ao Governo Federal, ao final.

    “Isso é uma conquista do povo do Nordeste e do povo brasileiro. Quero agradecer ao Governo Federal, na figura do ministro Raul Jungmann e sua equipe, por ter se manifestado favorável à implantação do CIISPR-NE. Esse Centro significa dizer que vamos, de forma mais concreta, integrar as informações. Isso vai ajudar a combater essas organizações que existem implantadas em todo o País, que comandam de estado para estado, que dão as ordens. Precisamos dizer a todos que o Estado é mais forte e é maior do que essas organizações criminosas”, resume Camilo Santana.

    Senador Eunício Oliveira, presidente do Congresso, foi quem articulou ida do Centro para

    o Ceará

    O senador Eunício Oliveira(MDB-CE), presidente do Congresso Nacional, foi o mais importante articulador político para que o Centro de Inteligência CIISPR-NE  fosse para o Ceará, apurou a Política Real e teve participação destacada no evento. Ele falou no twitter:

    “Este é o primeiro equipamento do tipo no país e vai reunir agentes das áreas de segurança pública e de justiça de todos os nove estados do Nordeste e das forças nacionais para a obtenção de resultados concretos no combate à violência.”

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade