• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 15:39:03
Jorge Henrique Cartaxo
  • 28/02/2019 15h03

    Sutilezas da História

    Governos autoritários são sempre indesejados. Há mais chances de erros, exageros e injustiças do que numa democracia, mesmo nas precárias.

    Presidente militares dos anos de ditadura militar( Foto: Destak News)

    A vitória do presidente Jair Bolsonaro, por si só, foi uma vitória do Brasil e dos brasileiros. Afastou a máquina corrupta e criminosa comandada pelo PT do Palácio do Planalto. Bolsonaro trouxe também para o centro do poder o Exército brasileiro, inaugurando na República uma nova experiência com a mais respeitada instituição do País. É constrangedor para muitos, sobretudo para a esquerda de boutique – essa gentalha que se autoproclama proprietários da virtude e do bem – ver generais e demais oficiais de alta patente, nos principais gabinetes do Palácio do Planalto.

    Até porque, não faz muito tempo, esse mesmo Exército, com expressivo apoio civil, do clero e basicamente de toda sociedade politicamente organizada no País do início dos anos sessenta do século XX, destitui o ex-presidente  João Goulart do poder, inaugurando uma nova era autoritária no País que durou de 1964 a 1984.

    Governos autoritários são sempre indesejados. Há mais chances de erros, exageros  e injustiças do que numa democracia, mesmo nas precárias. Não foi diferente nos governos militares no Brasil, ainda que não se tenha uma avaliação mais ampla,  objetiva e profunda daquela experiência em que pese a farta bibliografia já existente sobre o período. Me recordo de um encontro, na década de 1970, em companhia do meu pai, com o saudoso Tarcísio Leitão e um ex-deputado Constituinte de 1946 eleito pelo Partido Comunista de Pernambuco ( Alcedo Coutinho ou Agostinho de Oliveira). Caminhávamos na praia do Sabiaguaba e a conversa era o getulismo. Nunca ouvi e vi tanto ódio e rancor sobre Getúlio Vargas. Meu pai e Tarcísio aquiesciam, não raro com ressalvas, as palavras do velho comunista. Anos depois, já em Brasília, trabalhando no Congresso, lendo sobre aquele período e convivendo com homens públicos que viveram os governos Vargas, compreendi melhor as indignações manifestas com o líder gaúcho. Os anos passaram, as verdades, erros e acertos foram decantando até que o Lira Neto nos brinda com uma biografia fantástica do Getúlio Vargas, mostrando o grande homem público que foi, seus erros, falhas, equívocos, defeitos...mas sempre na galeria dos grandes brasileiros. Não devemos nos surpreender se o mesmo acontecer, na sua devida proporção, com os governos civil/militar de 1964 a1984.

    Depois, não podemos esquecer, que a vitória de Bolsonaro e a consequente presença dos militares no comando do País, é também uma resposta dos brasileiros ao fracasso dos governos civis de 1985 até o governo Michel Temer em 1918.

     

    e-mail: [email protected]

    twitter : @JorgeCartaxo6


Vídeos
publicidade