• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 04 de maio de 2024 07:29:12
Genésio Jr.
  • 03/03/2024 10h18

    Vem aí o Plano Real da Segurança Pública?!

    Se a centro-direita entender que pode ir além do armamentismo com respeito aos direitos humanos, até porque a sociedade que respeita as leis não precisa se vingar dos facínoras, ela pode avançar bem nesta questão

    Alguém vai apresentar a URV da Segurança?!( Foto: Estadão)

    (Brasília-DF) A centro direita, desde a redemocratização, só obteve êxito contra o populismo de esquerda, a bem da sociedade brasileira, quando usou da inteligência. Quando se serviu do mero oportunismo deu com o bolsonarismo e todos os males que ele representa. Cito, notoriamente, o Plano Real, que teve apoio de centro-esquerdistas notórios, mas não-populistas.  A direita se serviu bem!

    Agora, com o bolsonarismo vivo, mas com incapacidade de fortalecer um centrismo civilizado que é ignorado pela polarização e pelo paralelismo político, parece que surge uma nova boia de salvação para a centro direita nacional. Avalio que mais que isso, algo inteligente que não deixa de beber no oportunismo ao tempo que coloca um freio no populismo seja da extrema direita, seja da esquerda.

    Nesse sábado, 02, (os sábados não foram feitos para que prestemos atenção a coisa séria!), os governadores do Sudeste-Sul, onde moram 114 milhões de brasileiros, reunidos em Porto Alegre, anunciaram um “Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento do Crime Organizado”.  

    Eles anunciaram união de ação de suas polícias, reuniões rotineiras. Isso já foi proposto pelo Governo Federal, ainda na gestão de Flávio Dino, na Justiça, mas eles propõe mudanças legislativas importantes, a serem feitas pelos congressistas. Ei-las:

    A revisão dos requisitos para a concessão de liberdade provisória em audiência de custódia no caso de crimes graves; a regulamentação do acesso às informações de monitoração eletrônica; a inserção de qualificadora no crime de homicídio, quando praticado no âmbito de organização criminosa; alterações quanto ao benefício da saída temporária; a definição do que constitui fundada suspeita na abordagem policial, garantindo segurança jurídica aos operadores da segurança pública.

    As propostas são interessantes, mas em parte agradam os bolsonaristas com a questão das saídas temporárias, que não podem ser todas, ou eliminação das audiências de custódia que encoraja o mau policial.  Se poderia ser mais inteligente nas propostas. Por qual motivo não se aumenta as penas contra os estelionatários? 

    Quem estuda a criminalidade na América Latina, cada vez mais difusa, observa que o crime organizado está crescendo há mais de 10 anos com o crime digital. São bilhões que fortalecem o crime organizado e as penas são uma “brincadeira”. 

    Não resta dúvida que a direita tem muito mais ideias para lidar com a alta criminalidade que as esquerdas. A última vez que as esquerdas apresentaram algo nessa área foi o êxito do “Pacto Pela Vida”, proposto e efetivado por Eduardo Campos, ainda governador de Pernambuco. Virou piada no Nordeste quando os bandidos fugiam para a Paraíba e o Rio Grande do Norte, enquanto Eduardo Campos fazia sucesso e gerava ciúme no PT que nada propunha!  

    Se a centro-direita entender que pode ir além do armamentismo com respeito aos direitos humanos, até porque a sociedade que respeita as leis não precisa se vingar dos facínoras, ela pode avançar bem nesta questão.

    A centro direita tem uma grande oportunidade de usando da inteligência propor um Plano Real na Segurança Pública que tem condições de deixar a centro-esquerda, que também bebe no populismo de Lula, sem chão!  Vamos ver se isso poderá ser o fato novo de 2026!

    Por Genésio Araújo Jr, jornalista

     

    e-mail:  [email protected]

     


Vídeos
publicidade