• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 03 de maio de 2024 02:48:15
Em Tempo Real
  • 19/04/2024 06h55

    Cinco Estados, São Paulo, Bahia, Goiás, Amazonas, Rio Grande do Norte, e o DF anunciaram que ampliaram a vacinação de dengue até 59 anos

    Veja mais
    Foto: Getty Imagens/ BBC Brasil

    Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno

    ( Publicada originalmente às 19h 00 do dia 19/04/2024 )

    Com agências

    (Brasília-DF, 19/04/2024). Nesta quinta-feira ,18, o Ministério da Saúde recomendou que os municípios com baixa taxa de imunização ampliem essa faixa etária para pessoas de 6 a 16 anos.  Quem tiver doses poderá avançar até 59. A intenção é evitar que as doses com vencimento para 30 de abril sejam perdidas.

    Secretarias de Saúde de cinco Estados, além do Distrito Federal, já anunciaram que vão aderir à ampliação da faixa etária para a aplicação da vacina: São Paulo, Bahia, Goiás, Amazonas e Rio Grande do Norte. No entanto, a decisão será avaliada em cada município.

    No Estado de São Paulo, por exemplo, a capital optou por não ampliar a faixa etária, pois informou ter apenas 720 doses com vencimento até dia 30 de abril e todas elas deverão ser aplicadas antes da data.

    No entanto, municípios paulistas como Poá, Guararema, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel têm doses a vencer até o fim do mês e poderão ampliar a vacinação.

    O imunizante é considerado seguro e eficaz para pessoas de quatro a 60 anos, mas quem tem idade fora do grupo prioritário escolhido pelo Ministerio da Saúde neste momento só consegue se vacinar em clínicas privadas.

    A procura tem sido tão alta que clínicas particulares em diferentes estão suspendendo a aplicação por falta de doses — e a farmacêutica Takeda deve priorizar o SUS neste momento.

    O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde — em países como Indonésia, Tailândia e Argentina, além daqueles na União Europeia, a vacina está disponível em clínicas privadas.

    A QDenga pode ser tomada mesmo se a pessoa nunca teve dengue, o que é uma mudança importante em relação à última vacina aprovada pela Anvisa no Brasil, a Dengvaxia, que tinha como pré-requisito uma infecção prévia.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)


Vídeos
publicidade