31 de julho de 2025
Nordeste e Poder

Decretado três dias de luto por Eduardo Campos no Congresso Nacional

Presidente Renan Calheiros disse que proporá sessão solene e Ordem do Mérito ao ex-governador de Pernambuco. Muitos senadores manifestaram-se pelo Twitter

Publicado em

( Publicada originalmente às 15h 52 do dia 13/08/2014) 

 

(Brasília-DF, 14/08/2014) Em nota divulgada no início da tarde desta quarta-feira, 13, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou que o Congresso Nacional decretará luto oficial por um período de três dias devido à morte do candidato à Presidência da República pelo PSDB, Eduardo Campos.

Renan Calheiros destacou que a Presidência do Senado proporá também uma sessão solene para conceder a ordem do mérito do Congresso Nacional ao ex-governador de Pernambuco. Ele ressaltou que “o país sofre a dor coletiva da perda de uma das mais promissoras lideranças da política brasileira”.

"Morte tão precoce"

O presidente do Senado afirmou que Eduardo Campos foi um “homem respeitável em todos os aspectos de sua personalidade, um pai exemplar e uma referência como homem público nos cargos que exerceu”.

"É com profundo pesar que lamento a morte tão precoce e trágica do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos. Uma tragédia que deixa o Brasil chocado e surpreso", disse. (Leia a íntegra da nota de Renan Calheiros no final da matéria)

Manifestações de pesar

Após a confirmação da morte de Eduardo Campos, vários senadores manifestaram pesar por meio das redes sociais.

Do mesmo partido de Eduardo Campos, a senadora Lídice da Mata (BA) postou no Twitter: "Eduardo Campos significava a esperança na construção de novo país. Estamos chocados não só porque perdemos grande liderança perdemos grande amigo."

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) disse pelo Twitter: "Em estado de choque com o falecimento de Eduardo Campos. É uma tragédia que deixa o Brasil todo triste com a perda de um grande homem público".

Paulo Paim (PT-RS) escreveu: "Profundamente triste e chocado com a morte do grande líder e candidato a presidente da República pelo PSB Eduardo Campos #LUTO"

Outra que lamentou a morte do ex-governador pernambucano no Twitter foi a senadora Ana Rita (PT-ES): "Triste com a morte do presidenciável Eduardo Campos e assessores. Minha solidariedade aos familiares, amigos e integrantes do PSB-Rede".

O senador José Agripino (DEM-RN) afirmou: “No aeroporto de Natal, ao lado de Aécio, estamos surpresos com a noticia da morte de Eduardo Campos. Agenda no RN e PB cancelada”.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) disse: “Profundamente chocado com a morte do Eduardo Campos”.

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) publicou: "Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos, com quem fui governador durante quatro anos. Perda irreparável para o Brasil. Meus Sentimentos!!" e "Seu vigor, sua paixão na defesa e na luta por melhorias sociais e econômicas para o povo de Pernambuco eram contagiantes."

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) publicou no instagram: "O Brasil perde um extraordinário homem público. Perco um amigo. Impactado com a tragédia.instagram.com/p/rpRrw0At1f/"

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) também postou no Twitter: "Lamento a morte de Eduardo Campos. Uma grande perda para o Brasil. Minha solidariedade para a família."

A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse: "A morte de Eduardo Campos é uma tragédia para todos nós. A política brasileira perde um grande homem!"

O senador Lindberg FariaS (PT-RJ) também postou no Twitter: "Em choque pela perda desse grande brasileiro, desse homem íntegro. Em função da tragédia, a agenda de hoje está cancelada."

A senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) publicou: "A Aeronáutica confirmou, há pouco, a morte do candidato à presidência Eduardo Campos. Prestamos nossa solidariedade à família."

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) postou no Twitter uma foto de Campos com a inscrição "LUTO". Postou também a frase: "Consternado com o falecimento de Eduardo Campos, cancelei a agenda de campanha da coligação Muda Brasil, Muda SC nos próximos dias."

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) publicou os seguintes posts: "Uma tragédia que causa espanto. Lembro da última frase de Eduardo Campos, ontem, no JN: "Não desistam do Brasil!" e "Minhas condolências e orações à família de Eduardo Campos e das demais vítima desse trágico acidente."

Em post no Twitter, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) afirmou: "Lamento profundamente a notícia do falecimento do candidato Eduardo Campos. Minha oração é pelo conforto de toda a família e amigos."

Pelo Facebook, o senador Mario Couto (PSDB-PA), afirmou: "Como pai de 7 filhos, tento imaginar a dor que a esposa e os filhos de Eduardo Campos e dos demais envolvidos..."

O senador Vital do Rêgo (PMDB-RN): "Que na sua imensa grandeza, nosso Pai Celestial acolha Eduardo Campos e as demais vítimas dessa lamentável fatalidade."

O senador Fernando Collor (PTB-AL) disse pelo Twitter: "Chocado, lamento profundamente essa tragédia que vitimou o Eduardo Campos. Meus sentimentos à família e ao povo de Pernambuco."

O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) postou: "Foi com muita tristeza que recebi a notícia do acidente que tirou a vida de Eduardo Campos."

O senador Delcidio Amaral (PT-MS) publicou: "Perdi um grande amigo."

A assessoria do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) postou: "lamenta a tragédia ocorrida com Eduardo Campos. Conviveu proximamente com seu avô, Miguel Arraes. Força à família!"

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) postou: "Estou muito abalado com a confirmação da morte de Eduardo Campos."

A senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM) publicou: "Estou estarrecida com a notícia da morte de Eduardo Campos. Minha solidariedade à família e amigos deste que foi um grande líder político."

O senador Gim Argelo (PTB-DF) postou: "Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do candidato Eduardo Campos. Só Deus poderá confortar a família neste momento de dor."

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) publicou: "O que dizer agora? Repetir o 'lugar comum'? Que são os mistérios insondáveis da vida? Que são os desígnios de Deus? Não sei o que dizer!"

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) afirmou no Twitter: "Chocado com a morte de Eduardo Campos paro um pouco para refletir sobre a vida e a política. Condolências sinceras à família."

O senado Eduardo Suplicy (PT-SP) postou: "Lamento profundamente o falecimento de Eduardo Campos. O Brasil perde um grande valor em defesa da democracia e da realização de justiça."

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) publicou no Twitter: "Lamentável o acidente que vitimou Eduardo Campos. Uma tragédia que deixa tristes todos os brasileiros. Eduardo foi um grande homem público."

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) publicou: "Lamento com grande pesar a perda de Eduardo Campos,um líder que estava no auge de sua vida pública e cuja atuação esteve sempre..."

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) afirmou: "Chocado com o falecimento de Eduardo Campos. Sua morte nos faz faz refletir sobre o real valor da vida."

O senador Jorge Viana (PT-AC) postou: "Diante da trágica morte Gov @eduardocampos40me somo na solidariedade à família/amigos neste momento sofrimento e dor".

O senador Benedito de Lira (PP-AL) postou a hastag: #Luto #Alagoas

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) publicou: "É com Pesar, tristeza e perplexidade que recebo a notícia do acidente e morte de Eduardo Campos. O Brasil perde muito nesse momento."

O senador José Pimentel (PT-CE) postou: "Manifesto meu profundo pesar pela morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, seus assessores e tripulação - consequência do acidente aéreo desta quarta-feira (13/8). Que Deus os receba em paz e que sua Luz ilumine familiares e amigos nesse momento de dor e tristeza."

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) postou: "Hoje há no Brasil, em cada lar uma prece, em cada coração um voto de pesar e de saudades pela perda do nosso irmão Eduardo Campos."

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) publicou: "Eduardo representava a chance do Brasil fazer uma alternância para frente."

O senador licenciado Eduardo Amorim (PSC-SE) publicou: "Recebi a confirmação da morte do candidato a presidente, Eduardo Campos, e do amigo e ex-deputado, Pedrinho Valadares."

Leia a íntegra da nota do presidente do Senado, Renan Calheiros

"É com profundo pesar que lamento a morte tão precoce e trágica do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos. Uma tragédia que deixa o Brasil chocado e surpreso. O país sofre a dor coletiva da perda de uma das mais promissoras lideranças da política brasileira.

“Eduardo Campos foi um homem respeitável em todos os aspectos de sua personalidade, um pai exemplar e uma referência como homem público nos cargos que exerceu.

“Em nome do Congresso Nacional e em meu próprio envio condolências à família, ao PSB e ao governo do Estado de Pernambuco.

“Informo, ainda que o Congresso Nacional decretará luto oficial por um período de três dias.

“A Presidência do Senado proporá também uma sessão solene para conceder a ordem do mérito do Congresso Nacional ao ex-governador Eduardo Campos.

“Renan Calheiros
“Presidente do Senado Federal"

(Da Redação da Agência da Política Real, com assessoria. Edição de Valdeci Rodrigues)