31 de julho de 2025
Nordeste e Poder

Danilo Forte denuncia que Ciro Gomes usa medicamentos para coagir prefeitos

Deputado do PMDB conta que ouviu de prefeito a história de que o secretário de Saúde usou remédios de distribuição gratuita para forçá-lo a apoiar candidatos da coligação do PROS

Publicado em
cd5e9279a8e74a2f4a6b44c793477f4f.jpg

( Publicada originalmente às 15h 34 do dia 06/08/2014) 

 

(Brasília-DF, 07/08/2014) O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) denuncia o ex-governador do Estado Ciro Gomes (PROS) e atual secretário de Saúde de suspender repasse de remédios para municípios em que o prefeito não trabalhe para eleger candidatos da coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”.

De acordo com Danilo Forte, no Ceará há uma percepção clara do desejo de mudança com relação ao atual sistema de governabilidade. “O povo cearense cansou da arrogância, da prepotência e muitas vezes das posturas fascistas, do autoritarismo que tenta se impor sobre a sociedade cearense”, sublinhou.

Ameaça

Na visão de Danilo Forte, as ações de Ciro Gomes maculam o processo eletivo, na forma de opressão, de coação com relação às lideranças, líderes políticos, aos prefeitos.

Danilo Forte conta que um prefeito ligado a ele, numa oportunidade com o secretário de Saúde do Ceará, testemunhou uma ameaça de que até os remédios que são repassados do Ministério da Saúde para os municípios serão suspensos. Isso, caso o “prefeito não obedecesse a linha imprimida pelo governo do Estado para eleger os seus candidatos”.

Na avaliação de Danilo Forte, é uma “demonstração do desespero, do despreparo, da falta de conteúdo para o debate democrático e tentando cercear a liberdade que o povo tem de fazer, a opção política de um projeto”

Ministério Público ciente

Danilo Forte informou que o Ministério Público está ciente dessa ação e já tem tomado algumas medidas. Inclusive barrar convênios feitos, extemporaneamente, liberações feitas fora de prazo, asfaltamento de ruas no espírito de não melhorar a qualidade de vida do povo, mas cooptar lideranças políticas, principalmente prefeitos.

“O Ministério Público do Ceará tem atuado com firmeza com relação a isso, já tendo feito várias notificações, inclusive ao poder local”, enfatizou.

"Sem bravatas"

Já o projeto proposto pelo candidato da coligação “Ceará de Todos”, líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, e pelo candidato ao Senado Tasso Jereissati (PSDB) tem “contaminado” todo o Estado, de acordo com Danilo Forte.

De acordo com ele, há uma receptividade muito grande porque e a sociedade cearense já não aceita mais “essas bravatas, essas valentias de homens empoleirados no poder”. “É muito fácil ser valente quando está no poder”, ressaltou.

Danilo Forte conclama o cearense a demonstrar mais uma vez o espírito democrático que possui, fazendo um debate propositivo, de avaliação sobre o papel que cada um desempenha e a perspectiva de futuro. “Porque as obras estruturantes do Ceará continuam todas paralisadas”, completou.

(Por Maurício Nogueira, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)