• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 10:27:16
Nordestinas
  • 19/08/2019 07h20

    REAGINDO A BOLSONARO: Governadores nordestinos, decididos a não depender de Brasilia, fazem evento em Teresina que prepara ação para atuar na China e Europa; Abdib, pela primeira vez, fará evento no Nordeste

    Abdib anuncia pauta de trabalho no Piauí
    Foto: Imagem do Twitter

    W. Dias ao lado de Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib

    ( Publiada originalmente às 14h 59 do dia 16/08/2019) 

    (Brasília-DF, 19/08/2019) Os governadores do Nordeste vão se reunir na semana que vem – quarta-feira, 21 -, em Teresina, capital do Piauí, para mais uma edição Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – com uma pauta muito focada numa ação de parceria com a Europa e a China. Os governadores nordestinos querem depender cada vez menos de Brasilia. Nesta semana, no Piauí, disse que pretender derrotar os “vermelhos” nas próximas eleições municipais.

    A pauta do encontro estará focada na educação e a mediação tecnológica para a criação da universidade aberta do Nordeste; missão especial com União Européia; e a criação de um escritório do Consórcio na China para negócios e atração de investimentos para a região. O evento se realizará a partir das 14h, no Blue Tree Towers Rio Poty.

    Segundo o governador  do Piauí, Wellington Dias, também será debatida a criação de uma rede de inteligência para combater o tráfico de armas no Nordeste. 

    “A expectativa é que o trabalho em conjunto possa reduzir os índices de violência. Essa integração é uma forma de aumentar a eficácia dos nossos serviços de segurança e inteligência”, explicou, destacando ainda que, na reunião, vai acontecer o lançamento do site do Consórcio Nordeste.

    MAIS REAÇÃO

    No Twitter, W. Dias, celebrou um evento da Associação Brasileira da In­fraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), em Teresina, na mesma semana em que haverá o encontro dos governadores

    “Teresina será a capital da infraestrutura na próxima semana. Receberemos o Abdib Fórum Infraestrutura Regional, a primeira vez que um evento da Associação acontece em nossa região.”, disse, inicialmente. “Com a presença de outros governadores do Nordeste e de investidores de todo o mundo, o evento terá oportunidades de negócios para os nove estados.”, finalizou nesta sexta-feira, 16, sobre o tema.

    O QUE É O CONSÓRCIO

    O Consórcio Nordeste foi criado em abril de 2019, a partir de assinatura de Protocolo de Intenções entre os nove estados que compõem a região, para a atuação em nove áreas prioritárias: desenvolvimento econômico; infraestrutura; meio ambiente; articulação política, jurídica e institucional; desenvolvimento social; ciência, tecnologia e inovação; segurança pública; desenvolvimento da gestão; comunicação pública e estatal.

    EVENTO DA ABDIB

    O evento será no dia 22 de agosto e pretende reunir 300 pessoas e contará com a participação de nove governadores, dos quais oito já estão confirmados, além de secretários estaduais relacionados às áreas de gestão, planejamento e infraestrutura, e ministros e autoridades federais. O evento acontecerá no memso hotel Blue Tree Tower Rio Poty, a partir das 8h, onde haverá o encontro dos governadores nordestinos.

    “Temos os mesmos propósitos dos governadores, que é promover desenvolvimento econômico e social, e queremos consolidar diretrizes, propostas e projetos que sejam capazes de induzir crescimento, empregos e renda via expansão dos investimentos em infraestrutura”, disse Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib.

    O seminário é uma das estratégias da Abdib para engajar os setores públicos e privados em torno de diretrizes e sugestões incluídas na Agenda de Propostas para a Infraestrutura, produzida para dialogar com governos federal e estaduais.

    Uma das propostas está na área de saneamento básico, no qual há posição por uma reforma regulatória que promova mais investimento privado para as áreas de água e esgoto e que tenha como base um modelo de concessão e prestação regionalizada de serviços. Na gestão de resíduos sólidos, a Abdib defende a adoção de uma arrecadação específica por meio de taxas ou tarifas para dar sustentabilidade financeira para a prestação ambientalmente adequada dos serviços a partir de aterros sanitários regionais.

    Na área de mobilidade urbana, a Abdib defende a instituição de autoridades metropolitanas de transportes para exercer o planejamento, a definição e investimentos e a operação dos serviços de transporte público de passageiros. Já para o setor de telecomunicações, a prioridade é a aprovação do PLC 79/2018, que atualiza a Lei Geral de Telecomunicações.

    Outra proposta é a dar segurança jurídica às operações de securitização da dívida tributária parcelada dos entes públicos, o que pode trazer recursos tanto para investimento público direto quanto para servir de garantias para PPPs. Há um projeto de lei no Congresso Nacional que virou prioridade da pauta federativa acertada no Senado para este semestre.

    ( da redação com informaçòes de assessoria e Twitter.Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade