• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 03:59:45
Nordestinas
  • 16/08/2019 07h40

    NORDESTE E BOLSONARO: João Daniel vê com preocupação relações tensas entre Planalto e estados nordestinos; para ele, solução é povo na rua protestando e uma maior articulação dos governadores da região

    Segundo o petista, insistência do governo federal em política de ajuste fiscal sacrifica cada vez mais quem está na ponta
    Foto: Site do PT

    João Daniel falou à Política Real

    ( publicada originalmente às 16h 40 do dia 15/08/2019) 

    (Brasília-DF, 16/08/2019) O deputado João Daniel (PT-SE) afirmou nesta quinta-feira, 15, com exclusividade para a Política Real, que vê com preocupação as relações tensas entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, com os governadores nordestinos. Bolsonaro esteve no Nordeste três vezes no Nordeste em menos de um mês. Ontem, 14, no Piauí ele até foi recebido pelo governador petista W. Dias, mas logo que teve oportunidade falou em derrotar os petistas nas eleições municipais de 2020.

    De acordo com o petista, aliado do governador de Sergipe – Belivaldo Chagas (PSD) – a insistência do governo federal em manter a política de ajuste fiscal e arrocho salarial praticada desde o governo do ex-presidente Michel Temer, vem sacrificando cada vez mais quem está na ponta da economia.

    Para fugir do asfixiamento do corte de recursos, hoje prática constante da gestão Bolsonaro, João Daniel pede que os governadores do Nordeste intensifiquem mais as buscas por parcerias internacionais que podem favorecer o desenvolvimento da região.

    “Olha, primeiro o governo Belivaldo participa de uma articulação dos governos do Nordeste com objetivo de fortalecer o Nordeste, fortalecer os governos, a população e a região perante o governo federal. Segundo, a relação do governo Belivaldo sempre foi de buscar apoio do governo federal independente de quem. O governador Belivaldo e, nós, votamos em Haddad, Bolsonaro ganhou [e] é muito tranquilo que o governo está fazendo e fez todas as tentativas de busca de recursos que são de direito do estado de Sergipe”, falou.

    “O que nós vemos e é nossa opinião, está muito claro e o governo federal tem muito preconceito e má vontade com o Nordeste. Sergipe sofre de um índice altíssimo de desemprego, a economia com problemas graves e tudo isso resulta numa política nacional equivocada e errado do governo Temer e do governo Bolsonaro que dá continuidade e acelerando ainda mais essa política de recessão e ajuste fiscal que não gera emprego, não gera renda e não melhora a economia. E, portanto, os estados não arrecadam e os governos passam por situações dificílimas”, complementou.

    Protestos e articulação

    Segundo ele, a solução para fugir deste embate entre governo federal e governos nordestinos é “povo na rua” protestando contra as políticas macroeconômicas de ajuste fiscal com uma articulação maior por parte dos gestores da região.

    “Então, a relação boa com o governo federal passa por este respeito a região Nordeste e também se o governo federal tivesse uma política econômica que permitisse a economia voltar a crescer e gerar empregos. E o que nós estamos vendo é o contrário”, lamentou.

    “Somente as grandes manifestações do povo brasileiro contra essa política econômica e a esse retrocesso do governo Bolsonaro com uma articulação forte dos governadores do Nordeste para buscar saídas como estão sendo buscadas a nível de investimento internacionais e pressão articulada dos nove governadores da região contra o governo federal para exigir o mínimo de respeito e políticas para a região”, finalizou.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade