• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 20:31:43
Nordestinas
  • 15/08/2019 07h35

    POLÊMICA: Em meio a litígio com PDT, Tábata quer promover reforma política para renovar os partidos políticos

    Movimento articulado pelo senador Alessandro Vieira pretende alcançar mudanças na legislação para que as legendas tenham mais transparência, legitimidade e mais democracia interna
    Foto: site Uol

    Deputada Tábata Amaral deputado Felipe Rigoni e senador Alessandro Vieira

    ( Publicada originalmente às 21h 25 do dia 14/08/2019) 

    (Brasília-DF, 15/08/2019) Em meio a um litígio com PDT,  sob risco de ser expulsa da legenda por ter contrariado a orientação partidária quando da votação da reforma da Previdência, a deputada Tábata Amaral (PDT-SP) lança nesta quinta-feira, 15, em conjunto com outros dois parlamentares um manifesto que pretende promover uma reforma política para renovar os partidos políticos.

    O movimento, articulado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), pretende alcançar mudanças na legislação política e eleitoral com a finalidade de que as legendas sejam mais transparentes, legítimas e que possam possuir uma maior democracia interna. A ideia conta ainda com o apoio do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), primeiro cego a se eleger para o parlamento brasileiro.

    A iniciativa conta também com o apoio da Transparência Partidária, entidade que reúne o apoio de outras 21 Organizações Não Governamentais (ONGs) como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Transparência Internacional, Transparência Brasil, Contas Abertas, Pacto Pela Democracia, RenovaBr, Acredito, Vem Pra Rua, dentre outros.o movimento é coordenado pelo advogado e cientista político, Marcelo Issa.

    De acordo com o manifesto, que está disposto na página eletrônica do Transparência Partidária, a meta do grupo é o momento político que vive o país exige uma maior transparência e prestação de contas dos dirigentes partidários. Além, é claro, da necessidade de renovação da política brasileira. E para garantir isso vão ser propostos mecanismos para favorecer a alternância dos dirigentes partidários.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade