• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 20:01:31
Nordestinas
  • 09/08/2019 07h20

    PREVIDÊNCIA: Rodrigo Maia entrega texto da reforma a Alcolumbre e diz que proposta tem compromisso com o futuro do país

    Ao comentar sobre possível inclusão das previdências estaduais e municipais na reforma que precisaria de um novo debate na Câmara, Maia afirma que governadores e prefeitos precisam demonstrar que querem isso
    Foto: Michel Jesus/Agência Câmara

    Rodrigo Maia entrega texto da reforma votado pela Câmara para senador Davi Alcolumbre

    ( Publicada originalmente às 17h 31 do dia 08/08/2019) 

    (Brasília-DF, 09/08/2019) Após os deputados terem aprovado nesta última quarta-feira, 7, o parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19 que reforma o sistema previdenciário nacional, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ, entregou nesta quinta-feira, 8, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a íntegra do projeto para que ele comece a tramitar naquela casa legislativa.

    De acordo com Maia, o texto aprovado pelos deputados tem compromisso com o futuro do país, além de ser racional e fiscalmente responsável. Segundo ele, a matéria aprovada pela Câmara ajudará a acabar com as enormes e imensas desigualdades sociais registradas pelo país. Ele mantém o discurso de que a proposta reduz os privilégios.

    "Estamos entregando uma reforma forte que sinaliza para a sociedade responsabilidade, racionalidade e compromisso com as futuras gerações. Nosso sistema previdenciário é um dos sistemas responsáveis pela desigualdade no País, onde poucos se aposentam com muito e geram uma distorção com a base da sociedade", falou.

    Estados e municípios

    Questionado sobre a possibilidade do Senado incluir na discussão as previdências estaduais e municipais que foram deixadas de fora do debate da Câmara e com isso o tema voltar para a análise dos deputados, Maia comentou que isso só valerá a pena se governadores e prefeitos demonstrarem que querem. Concordando com Maia, Alcolumbre foi na mesma direção.

    "Os governadores precisam sinalizar aos senadores (e aos deputados) que eles querem essa parte da reforma, porque facilita nossa parte no trabalho, se eles colaboraram com a PEC paralela, ele chega com apoio desses partidos, aí o ambiente é outro", complementou o presidente da Câmara

    "A Constituição dessa nova PEC tem que se dar alinhado com a Câmara, porque não adianta votar a inclusão de estados e municípios se essa matéria ficar parada na Câmara, então, o senado com moderação vai construir esse engajamento", emendou o presidente do Senado.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade