• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 10:30:53
Nordestinas
  • 07/08/2019 08h00

    Nenhum governador nordestino compareceu ao Fórum Nacional dos governadores que decidiu defender a inclusão das previdências estaduais na reforma do sistema previdenciário

    Apenas os vice-governadores do MA, PB, PE, PI e RN representaram seus estados; Alagoas, Bahia e Ceará não mandaram representantes
    Foto: Agência Brasília

    Governadores reunidos em Brasília

    ( Publicada originalmetne às 21h 15 do dia 06/08/2019) 

    (Brasília-DF, 07/08/2019) Nenhum governador nordestino compareceu nesta terça-feira, 6, em Brasília na nona edição do Fórum Nacional dos governadores que decidiu defender a inclusão das previdências estaduais na reforma do sistema previdenciário. Todos eles preferiram cumprir outras agendas.

    Apenas os vice-governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PRB), da Paraíba, Lígia Feliciano (PDT), de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), do Piauí, Regina Sousa (PT), e do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PCdoB), representaram seus estados. Os estados de Alagoas, Bahia e Ceará não mandaram nenhum representante. O Sergipe foi representado por Manuel Dernival, representante do Governo do Sergipe em Brasília.

    De acordo com o anfitrião do nono encontro nacional dos gestores estaduais, Ibaneis Rocha (MDB), a decisão de pedir para que o Senado inclua as previdências locais na proposta que reforma o sistema previdenciário contou com apoio unânime dos presentes. Ao todo compareceram 13 governadores e 10 vice-governadores. Além da ausência dos três estados nordestinos, o governo de Tocantins também não enviou representantes ao evento.

    “É uma carta geral, que coloca todos os 27 governadores em apoio à inclusão dos estados e municípios [na reforma da Previdência], deixando ressalvadas posições pontuais”, se manifestou o governador de Brasília.

    Medicamentos mais baratos

    Procurado pela reportagem da Política Real, o vice-governador maranhense afirmou que a sua vinda à capital federal representando o governador Flávio Dino (PCdoB-MA) foi “tremendamente proveitosa”. Segundo ele, o ponto alto aconteceu quando da reunião do Consórcio Brasil Central abordou a compra de medicamentos compartilhada que permitirá valores mais baixos.

    “Estive em Brasília onde tive a oportunidade de participar de duas importantes reuniões. A primeira, pela manhã, foi com o fórum dos governadores com a presença de vários governadores onde debatemos vários assuntos de interesse dos estados e do Brasil como a reforma da Previdência, a reforma tributária e a questão da Lei Kandir”, falou Brandão.

    “Na parte da tarde, tivemos uma reunião com o Consórcio Brasil Central, onde discutimos muitas experiências que estão dando certo nos estados. Experiências exitosas. Mas teve um ponto alto que foi a questão da compra compartilhada de medicamentos. Nós vamos fazer uma grande compra entre todos os estados para que a gente possa conseguir a redução dos preços em cerca de 30%. E isso é uma experiência muito boa que a gente vai implantar no nosso estado para melhorar a vida das pessoas e baratear o custo para o nosso estado”, complementou.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade