• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 02:23:25
Nordestinas
  • 07/08/2019 07h55

    BOLSONARO E NORDESTE: Otto Alencar dispara contra Bolsonaro: "O Nordeste não é o espelho dele"

    "Venho aqui defender minha região. Sou paraíba mesmo, de ordem, de coragem, de decisão. Me orgulho das minhas origens", rebateu o senador do PSD baiano após declarações do presidente que chamou nordestinos pejorativamente de "paraíbas"
    Foto: Roque Sá/ Ag. Senado

    Otto Alencar fez duras críticas do Presidente Jair Bolsonaro

    ( Publicada originalmente às 21h 13 do dia 06/08/2019) 

    (Brasília-DF, 07/08/2019) O senador Otto Alencar (PSD-BA), líder de seu partido no Senado, disparou nesta terça-feira, 6, contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) por conta das últimas semanas. Especialmente, no que trata de não se fazer acordos com governadores “corruptos”.

    Num discurso emocionado em defesa da região Nordeste e do povo nordestino, feito num plenário com mais de 62 senadores presentes, Alencar perguntou se "não passa o ódio da derrota [que ele, Bolsonaro,] teve nas urnas" na região em 2018.

    Atacando a escola carioca e fluminense a qual o presidente brasileiro é oriundo politicamente, a quem o senador baiano chamou de "corrupta", nenhum dos três parlamentares eleitos pelo Rio de Janeiro responderam a acusação feita por Alencar. Estavam presentes no plenário os senadores Arolde Oliveira (PSD-RJ) e Romário (Podemos-RJ). Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho primogênito do presidente, não estava presente.

    A declaração de Alencar abordando o cenário caótico fluminense se deveu aos ataques que Jair Bolsonaro promoveu aos nordestinos, chamando alagoanos, baianos, cearenses, maranhenses, paraibanos, pernambucanos, piauienses, potiguares e sergipanos pejorativamente de "paraíbas".

    "Venho aqui defender minha região. Sou paraíba mesmo, de ordem, de coragem, de decisão. Me orgulho das minhas origens", garantiu o senador do PSD baiano.

    O Nordeste não é espelho dele

    O senador baiano pediu que Bolsonaro pare de olhar para a Bahia, para os demais estados do Nordeste, achando que lá é o espelho do que acontece no estado onde ele nasceu politicamente, o Rio de Janeiro.

    "Eu venho repudiar aqui essas declarações imprecisas do presidente da República. Ele não pode continuar a falar dessa maneira. Chegar lá agora, como chegou ontem (05) e chamar nordestino de cabeça chata não há problema nenhum, eu sou cabeça chata, mas sou cabeça honrada, digna, que sempre me respeitei, que tenho 34 anos de política e não sei o que é o Ministério Público me denunciar", emendou.

    "Eu tomei conta de todos os recursos da Bahia, de todos os orçamentos da Bahia. Fui governador, secretário por três vezes, administrei milhões e milhões e milhões de reais, e não tenho nem nunca tive nenhuma denúncia no Ministério Público, ou fui denunciado ou respondo a nenhum processo na Justiça. Estou limpo e venho aqui com a coragem de um baiano que se respeita e que vai repelir todas as vezes que o presidente da República se olhar no espelho e pensar que a imagem dele é a imagem dele e não a nossa imagem. É a dele que ele tem que descrever", complementou.

    Repúdio

    Alencar repudiou, ainda, a fala do presidente brasileiro que promete não repassar recursos federais para os estados nordestinos.

    "Quando ele se dirige aos governadores do Nordeste dizendo que não vai passar recursos para governadores corruptos, certamente ele, que conviveu com a escola do Rio de Janeiro, está se lembrando da figura de Sérgio Cabral, de Fernando Pezão, de Garotinho, de Rosinha Garotinho, do Presidente da Assembleia Legislativa, Picciani, que foi preso com uma tropa de deputados estaduais. Certamente ele está se referindo ao presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, preso também, e na mesma cadeia pública lá no Estado do Rio de Janeiro", completou.

    "Ao longo da vida do meu Estado, nenhum Governador foi preso. Nenhum Governador se transformou em réu, foi acusado. Todos cumpriram com rigor a Lei de Responsabilidade Fiscal. A escola que bota Governador na cadeia é exatamente a escola do Rio de Janeiro, onde vive o presidente da República. Não confunda! Não olhe no espelho a imagem de um Governador do Rio preso e pense que é a imagem de um Governador da Bahia preso. É preciso respeitar quem tem história", encerrou.

    Aeroporto

    Sobre o episódio que envolveu a inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista, em que o presidente brasileiro compareceu atacando o governador da Bahia, Rui Costa, Alencar disparou: "não colocou R$1 para a construção" e inaugurou com 300 pessoas em ambiente fechado.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade