• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 05:33:17
Nordestinas
  • 07/08/2019 07h47

    PGR: PT entra com 12ª ação contra Bolsonaro e o Governo

    Parlamentares da legenda querem investigação sobre acordo sigiloso com Paraguai que envolveria empresa paulista ligada à família do presidente nos negócios da Itaipu Binacional
    foto: blogo do Esmael

    PT entra com mais uma ação contra Bolsonaro e o Governo

    ( Publicada originalmente às 19h 47 do dia 06/08/2019) 

    (Brasília-DF, 07/08/2019) O Partido dos Trabalhadores( PT) acionou nesta terça-feira, 6, mais uma vez a Procuradoria-Geral da República (PGR) com mais uma representação contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Esta é a 12ª ação da legenda junto ao Ministério Público Federal envolvendo ou o próprio presidente, ou integrantes da nova gestão federal em exercício desde o início do ano.

    Nesta ação, os parlamentares petistas pedem que tanto Jair Bolsonaro, como o seu ministro das Relações Exteriores, o chanceler Ernesto Araújo, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna, sejam investigados no acordo sigiloso entre os governos do Brasil e do Paraguai que favoreceria uma empresa paulista, Léros Comercializadora, ligada à família do presidente brasileiro.

    O acordo que veio à tona na última semana graças a uma enorme crise política no país vizinho que discute o impeachment do presidente paraguaio, Mário Abdo Benítez, por este ter aceitado condições impostas por Bolsonaro que acarretariam uma perda de R$ 1,18 bilhão aos cofres do governo do Paraguai. Após o Congresso paraguaio ter descoberto o caso, o acordo foi suspenso pelo próprio Benítez na tentativa de evitar a sua cassação.

    De acordo com a representação assinada por 16 deputados petistas, os envolvidos no episódio podem ter cometido corrupção passiva, ativa, além de terem sido “negligentes com a coisa pública” ferindo assim a probidade administrativa. Com base nos fundamentados elencados, os petistas pedem abertura de investigação para apurar responsabilidade administrativa, civil e criminal.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade