• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 16 de abril de 2024 16:25:14
Nordestinas
  • 31/07/2019 07h50

    NDB, banco dos BRICS, faz evento no Ceará, e apresenta possibilidades de atuação no Nordeste

    Em 15 de julho de 2014, na Cúpula de Fortaleza dos BRICS foi selado o acordo de criação do NDB, que entrou em vigor no dia 3 de julho de 2015. A sede do banco é em Xangai, na China
    Foto: Tiago Stile

    VP do NBD se reuniu com Vice-governadora do Ceará e Prefeito de Fortaleza

    ( Publicada originalmente às 16h 55 do dia 30/07/2019) 

    (Brasília-DF, 31/07/2019) Em momento de baixo investimento público, o banco dos BRICS(Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Novo Banco Desenvolvimento(NBD) apresentou em Fortaleza(CE), nesta terça-feira,30, possibilidades de atuação no Ceará e no Nordeste.

    Possibilidades de investimentos estratégicos em áreas como infraestrutura, segurança hídrica, saneamento e mobilidade urbana foram discutidos durante o Seminário “O Brasil e a Estratégia do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) – Desafios na Região Nordeste”,  na manhã de hoje no Palácio da Abolição, na Capital cearense

    O evento realizado pelo NDB, em parceria com o Governo do Ceará, comemora o aniversário de cinco anos da Assinatura do Acordo Constitutivo do NDB, ocorrida em Fortaleza, durante a VI Cúpula dos BRICS em 2014. Representando o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela conduziu os trabalhos.

    “O NDB é um banco que tem a perspectiva de realizar uma ação de fomento ao financiamento de projetos importantes de desenvolvimento em infraestrutura e desenvolvimento sustentável com os olhos nos países que compõem o BRICS. A expectativa nossa é que, aqui no Brasil, o Nordeste possa ser visto com mais foco, com um status de prioridade, em função das necessidades que o País enfrenta no sentido da redução das desigualdades regionais”, disse Izolda Cela.

    Para o vice-presidente do NDB, Sarquis J.B. Sarquis, o Ceará e o banco iniciam importantes projetos para viabilizar parcerias estratégicas. “Já financiamos projetos importantes em mobilidade urbana, logística, metrôs, ferrovias, portos e aeroportos. São setores fundamentais para o crescimento, para a produtividade, para a competitividade e para o bem-estar da população. As perspectivas do NDB são muito promissoras. Ainda estamos na fase inicial de desenvolvimento, mas a tendência é acelerar as operações no Brasil, especialmente no Nordeste”, pontuou.

    O evento contou com a participação de representantes do Governo Federal, estaduais e municipais do Nordeste, sendo oportunidade para que os participantes apresentassem sugestões sobre como o banco poderá fortalecer sua atuação no Brasil nos setores de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, especialmente no Nordeste, nos próximos anos.

    FORTALEZA

    O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, presente no evento, salientou a importância do NBD para financiar importantes projetos para a capital.

    “Ter o NBD como mais um instrumento de financiamento de políticas públicas e mesmo de incentivo da economia nacional é algo muito importante, e a gente tem muito orgulho e privilégio de ser a cidade em que essa ideia foi concebida e oficializada. Fizemos uma carta consulta com algumas prioridades baseadas no nosso planejamento chamado Fortaleza 2040. Selecionamos alguns elementos importantes, principalmente ligados à infraestrutura na área de resíduos sólidos, mobilidade urbana, educação e saneamento”, explicou.

    NDB

    Em 15 de julho de 2014, na Cúpula de Fortaleza dos BRICS foi selado o acordo de criação do NDB, que entrou em vigor no dia 3 de julho de 2015. A sede do banco é em Xangai, na China.

    O NDB visa a prestar apoio financeiro a projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, públicos ou privados, nos países do BRICS e em outras economias emergentes e países em desenvolvimento. O capital subscrito inicial do banco é de US$ 50 bilhões, havendo autorização para chegar a US$ 100 bilhões.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade