• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 07:36:58
Nordestinas
  • 30/07/2019 07h51

    FALA BOLSONARO: Presidente diz, no Facebook, que Fernando Santa Cruz foi “justiçado” e não morto pelo militares; Presidente diz que não queria agredir presidente da OAB, Felipe Santa Cruz

    Presidente não diz a fonte que lhe informou sobre “justiçamento”, mas documento oficial informa que Fernando Santa Cruz foi preso pelo DOI-Codi e nunca mais foi visto
    Foto: Imagem do Faebook

    Prseidente Bolsonaro fala sobre a polêmica com Santos Cruz

    ( Publicada originalmente às 17h 35 do dia 29/07/2019) 

    (Brasília-DF, 30/07/2019) O Presidente Jair Bolsonaro fez uma declaração na rede social Facebook, mais comumente usada no Nordeste região de origem do advogado Felipe Santos Cruz, que não tem nada de pessoal contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele fez um relato, aproveitando para falar de possível agenda nos próximos dias da semana, mas dando ênfase para explicações sobre o que ele sabia sobre a morte do então estudante Fernando Santos Cruz, pai de Felipe Santos Cruz, desaparecido político em 1974.

    Ele disse que tomou conhecimento, mas não disse quais eram essas fontes, que foi informado que Fernando Santos Cruz teria sido “justiçado” - a forma como se falava de mortes cometidas pelos membros da luta armada durante os anos duros da ditadura militar contra também membros da luta armada.  O problema é que documentos oficial do Brasil infromam que Fernando Santos Cruz desapereceu após ser preso por agente do Doi-Codi( Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna).

    Veja a íntegra da parte do live no Facebook da fala presidencial:   

    “O caso do Presidente da OAB. O que é que eu sei da história? O pai do Santa Cruz, ele integrava da AP, Ação Popular, lá de Recife, era o grupo terrorista mais sanguinário que tinha e esse pessoal tinha ramificação pelo Brasil. Tinha uma grande no Rio de Janeiro e o pai dele, bastante jovem, ainda, veio para o Rio de Janeiro. De onde, eu obtive essas informaçòes?(sic) Ora bolas, eu conversava com muita gente, na fronteira.  E pessoal da AP do Rio de Janeiro ficou primeiro, estupefato, como é que esse cara vem do Recife se encontrar aqui conosco aqui.  O encontro não era com ele mas com a cúpula da AP do Recife. Eles resolveram sumir com o pai do Santa Cruz, essa é a informação que eu tive na época.

    Esse é o episódio, se ele sabe nós não podemos ser descobertos. Essa é a tendência.  Exista essa guerra na época. Não foram os militares que mataram ele, tá! É muito fácil culpar os militares. Isso mudou. Com o livro ‘Verdade sufocada’, o depoimento do Brilhante Ustra entre outras pessoas. Mostrou que era uma guerra naquele momento, um lado contra o outro. Se esse lado(sic), a esquerda tivesse ganho a guerra imagina como estava o Brasil. Não quero polemizar com ninguém. Não quero mexer com os sentimentos do senhor Santa Cruz. Porque eu não tenho nada de pessoal contra ele. Eu acho que ele está equivocado. Ele vê uma única versão, apenas. Ele tem o direito de me criticar, etc, etc. Mas essa é a versão minha do contato que tive com com quem participou ativamente do nosso lado, naquele momento para evitar que o Brasil se transformase numa Cuba .

    Então, como a Imprensa pega fragmentos e divulga, está aí testemunho meu do que vi acontecer naquele momento até proque ninguém duvida de que haviam justiciamentos. Pessoas da própria esqueda quando desconfiavam de alguém simplesmente executavam.”, disse em um depoimento numa live no Faebook, o Presidente Bolsonaro enquanto tinha o cabelo  cortado no Palácio do Planalto.

    ( da redação com informaçòes do Facebbok. Edição: Genésio Araújo Jr)  


Vídeos
publicidade