• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 03:06:39
Nordestinas
  • 26/07/2019 07h30

    SEGURANÇA NACIONAL: Celulares usados pelo Presidente Bolsonaro foram alvos de ataques

    GSI oferece aparelho mais seguro para usa das autoridades
    Foto: Isac Nóbrega/PR

    Jair Bolsonaro de Manaus publicou no Twitter sobre caso de segurança nacional

    ( Publicada originalmente às 15h 15 do dia 25/07/2019) 

    (Brasília-DF, 26/07/2019) O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a Polícia Federal (PF) comunicou que aparelhos celulares utilizados pelo presidente foram alvos de ataques. A informação foi divulgada no final da manhã e início da tarde e chamou atenção do país. A possível invasão teria sido feita pelo grupo que foi preso na “Operaçào Spoofing”.

    “- Por questão de segurança nacional, fui informado pela Polícia Federal e @JusticaGovBR de que meus celulares foram invadidos pela quadrilha presa na terça, 23. Um tentado grave contra o Brasil e suas instituições. Que sejam duramente punidos! O Brasil não é mais terra sem lei.”, disse no Twitter logo ao tomar conhecimento da revelação.

    “Por oportuno, informo que jamais tratei temas sensíveis ou de segurança nacional via celular”, finalizou sobre o assunto, por enquanto, também mo Twitter.

    Segundo o ministério, o fato está sendo tratado como uma questão de segurança nacional e Bolsonaro foi imediatamente comunicado.

    Nessa quarta-feira, 24, a PF informou à imprensa que ao menos mil diferentes números telefônicos podem ter sido alvo dos suspeitos de hackear o aplicativo de mensagens Telegram do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e de outras autoridades, entre elas o ministro da Economia, Paulo Guedes.

    "Aparentemente, mil números telefônicos diferentes foram alvo desse mesmo modus operandi dessa quadrilha. Há possibilidade, ainda não temos uma identificação e nem começamos a fazer isso, mas há possibilidade de um número muito grande de possíveis vítimas desse mesmo tipo ataque que está sendo investigado agora", disse o coordenador geral de Inteligência da PF, João Vianey Xavier Filho, explicando que os números telefônicos supostamente atacados ainda serão identificados para que os investigadores possam aferir a extensão exata dos ataques.

    GSI

    O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirmou, em nota, que disponibiliza ao governo federal, por meio da Agência Brasileira de Inteligência, um tipo de celular chamando terminal de comunicação seguro (TCS), com tecnologia da própria agência, “cabendo às autoridades optar pelo equipamento e operá-lo conforme suas necessidades funcionais”.

    O TCS é móvel, segundo o governo, tem funções de chamada de voz e troca de mensagens e arquivos, criptografados com algoritmos de Estado. “Não permite a instalação de aplicativos comerciais e pode realizar ligações em claro (sem criptografia)”, diz a nota.

     ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade