• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 08:16:01
Nordestinas
  • 11/06/2019 07h41

    REVELAÇÃO DO SITE: Humberto Costa fala em grave infração ética; líderes da oposição na Câmara pedem renúncia de Sérgio Moro e estudam CPI para as revelações

    Oposição vai fazer obstrução geral
    foto: Lula Marque/ Ag. Câmara

    José Guimarães foi um dos membros da oposição se se manifestaram hoje

    ( Publicada originalmente às 20h00 do dia 10/06/2019) 

    (Brasília-DF, 11/06/2019) As oposições ao Governo Bolsonaro tanto na Câmara como no Senado se manifestaram sobre as revelações do site “The Intrercpt Brasil” dadas a conhecer na tarde desse domingo, 9 de junho.

    O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), quer uma ampla investigação das mensagens trocadas entre o então juiz da Lava Jato, Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça, e o procurador da República Deltan Dallagnol. Segundo o senador, as conversas entre o ex-juiz e membros do Ministério Público “representam, na melhor das hipóteses, uma infração gravíssima à ética”. Nos diálogos, Moro e Dallagnol debatem estratégias para a atuação da Lava Jato, buscam argumentos para justificar a sentença condenatória do ex-presidente Lula e até estratégias para impedir uma possível vitória do candidato à presidência da República pelo PT, Fernando Haddad.

    “Já havíamos denunciado o processo de perseguição contra o ex-presidente Lula, a sua condenação e prisão sem provas. Agora, tudo isso está absolutamente comprovado de uma maneira farta. Precisamos cobrar do Conselho Nacional do Ministério Público, do Conselho Nacional da Justiça e do próprio Supremo Tribunal Federal (STF) que se faça uma investigação aprofundada, inclusive no Congresso Nacional, para que possamos investigar esse caso e punir exemplarmente os responsáveis”, afirmou o senador.

    Segundo Humberto, o aprofundamento das investigações pode indicar a realização de um conluio criminoso entre membros do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal. Para ele, a ação conjunta entre Moro e Dallagnol compromete a imagem do Poder Judiciário e do Ministério Público, extrapola questões partidárias e fere a democracia.

    “Nós do PT não vamos tomar atitudes isoladas. Vamos atuar com os demais partidos da oposição e de centro para cobrar de todas as instituições públicas uma profunda investigação sobre o caso. O que está em jogo é o descumprimento da Constituição e a solidez da democracia brasileira”, afirmou.

    NA CÂMARA

    O líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, o deputado Paulo Pimenta (RS), pediu a renúncia do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, para que a Polícia Federal possa investigar sem empecilhos denúncias de que o ex-juiz e o procurador do Ministério Público Federal no Paraná Deltan Dallagnol manipularam as investigações e procedimento da Lava Jato com objetivos políticos e partidários.

    O líder petista disse que a oposição entrará em obstrução total na Câmara dos Deputados enquanto medidas concretas não forem adotadas para apurar o caso, tanto no âmbito do Congresso como no Supremo Tribunal Federal e na Procuradoria-Geral da República.

    O anúncio de Pimenta foi feito em entrevista coletiva juntamente com a líder da Minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), e o líder do PSOL na Câmara, Ivan Valente (SP).

    A  oposição vai definir uma estratégia amanhã,11, em reunião entre os líderes no Congresso com os presidentes do PT, PCdoB, PSOL, PDT e PSB.

    Pimenta defendeu que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afaste os procuradores Dallagnol e Laura Tessler, que aparecem nas matérias do site em conversas criminosas com Moro.

     “Cabe ao Parlamento, não apenas à esquerda e à oposição cobrar as investigações. Porque tem um grande impacto na democracia brasileira. Também é um problema da Procuradoria-Geral da República”, disse Feghali.

    A oposição cogita também propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso.

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade