• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 21:19:38
Nordestinas
  • 04/06/2019 07h44

    PREVIDÊNCIA: Rodrigo Maia defende que reforma inclua Estados e Municípios; ele também vai trabalhar para garantir quórum para tentar votar reforma no plenário ainda em julho

    Ele vai barrar viagens para ter quorum
    Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

    Rodrigo Maia em fala aos jornalistas

    ( Publicada originalmente às 21h00 do dia 03/06/2019) 

    (Brasília-DF, 04/06/2019) O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia(DEM-RJ), defendeu hoje, 3, que a reforma da Previdência inclua os Estados e Municípios.

    “Eu defendo a manutenção dos Estados, porque se o déficit aumentar quem vai pagar a conta é a União”, disse.

    Ele também fez um cobrança para os deputados que criticam a reforma mas seus governadores pedem para incluir a reforma já agora.

    “Mas entendo quem está cobrando coerência dos deputados muito vinculados aos governadores, que fazem até caravanas contra a reforma em seus estados, enquanto os governadores vêm em reuniões em Brasília pedir para votar a favor”, afirmou.

    Maia disse que pode pautar a proposta de reforma da Previdência (PEC 6/2019) para votação no plenário da Casa no mês de julho. Para garantir quórum alto de presença, Maia está barrando pedidos de viagem de deputados após o feriado de Corpus Christi, no dia 20 deste mês.

    Segundo o deputado, o quórum da Casa terá que estar perto de 500 deputados. Maia disse que todos os pedidos de viagem após 20 de junho estão sendo negados para que se possa, a partir dessa data, voltar a atingir o quórum de 500, 505 deputados. "Hoje estamos na média com 475, 480, e a gente precisa recuperar esses 20 para ter uma margem tranquila para aprovar a Previdência já no final do mês ou no início do mês que vem", afirmou o presidente da Câmara.

    Os meses de junho e julho são marcados pelas festas juninas – celebração de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marça -  que costumam atrair os parlamentares para suas bases políticas e, assim, esvaziam as votações do plenário. Rodrigo Maia quer garantir a votação antes do recesso legislativo, que começa no dia 18 de julho.

    "A gente tem que ter 350 [votos] prontos para votar para ter a garantia que vão sobrar uns 320, 330. Se a gente conseguisse uma pactuação com todos os governadores, do PSB, do PT, do DEM, do MDB, do PSDB, aí, sim, a gente poderia estar sonhando com o número de 400 deputados. Seria uma sinalização histórica, uma votação histórica, com uma sinalização muito forte para toda a sociedade [de] que nós vamos tirar os temas que são da questão fiscal, previdenciária, do nosso embate ideológico, vamos racionalizar esse tema", afirmou.

    SEMINÁRIO

    A comissão especial que analisa a proposta que altera as regras de aposentadoria  vai realizar nessa terça-feira, 4, um seminário com pesquisadores de diversos países para troca de experiências em previdência social. Depois disso, o relatório já poderá ser apresentado e votado.

    A proposta de reforma da Previdência recebeu 277 sugestões de alteração ao texto. As emendas serão analisadas pelo relator da comissão, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que pode acatá-las, ou não, no todo ou em parte.

     

    ( da redação com informaçòes de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade