• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 05:53:44
Nordestinas
  • 04/06/2019 07h25

    RN: Governo quer melhorar a gestão fiscal do Estado e se apresenta para captar US$ 40 milhões

    Fátima Bezerra quer usar recursos do BID para melhorar a gestão fiscal do RN
    Fotos: Damis Roussos

    Fátima Bezerra é governadora do RN

    ( Publicada originalmente às 17h 20 do dia 03/06/2019) 

    (Brasília-DF, 04/06/2019) A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra(PT), está trabalhando para que o governo potiguar possa ter  acesso aos investimentos disponíveis na segunda etapa do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco 2), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). SE tiver êxito poderá captar US$ 40 milhões para a chamada “modernização da estrutura de arrecadação e da gestão fiscal e financeira do Estado.”

    Fátima Bezerra assinou nesta segunda-feira ,3, os pareceres jurídico e técnico construídos pela equipe técnica do Governo para justificar a requisição da verba para o Rio Grande do Norte.

    "Este tipo de financiamento é muito bem vindo, porque significa uma modernização na nossa estrutura tributária e, com isso, aumentar a condição do Estado arrecadar", explicou a governadora.

    A documentação será encaminhada à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), ligada ao Ministério da Economia, para avaliação e encaminhamento da negociação junto ao BID. O financiamento para o Rio Grande do Norte já foi aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia.

    "O passo seguinte é levar o tema ao Senado, que aprova uma resolução e libera o acesso ao investimento. Esperamos concluir todo o processo ainda este ano", explicou o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

    Fátima Bezerra festeja com servidores a finalização das tratativas para levar a STN e captar

    recursos para melhorar a vida fiscal do RN

    O planejamento de aplicação dos recursos prevê investimentos na modernização da infraestrutura das secretarias de Estado da Tributação (SET) e do Planejamento e das Finanças (Seplan), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Controladoria Geral do Estado (Control). "Planejamos investir muito em tecnologia da informação e melhoria nas condições de trabalho para os servidores", afirmou Xavier. A contrapartida do Governo no financiamento é de 10%.

    PROFISCO 2

    O Profisco 2 é a segunda etapa da linha de crédito criada pelo BID para financiar projetos de educação fiscal e melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, patrimonial e financeira dos estados brasileiros e do Distrito Federal. O valor total da operação de crédito é de 900 milhões de dólares.

    A primeira edição do Profisco foi aprovada em 2008. Até o início de março, de acordo com o Ministério da Economia, apenas quatro estados – Ceará, Piauí, Maranhão e Pará – já tinham contratado o financiamento do Profisco 2 junto ao BID.

    ( da redação com informações de assessoria.Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade