• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 18 de abril de 2024 20:21:27
Nordestinas
  • 08/05/2019 08h42

    EDUCAÇÃO: Weintraub não explica e nem propõe nada, afirma Alessandro Vieira

    Para o senador sergipano do Cidadania, audiência com o novo ministro da Educação de Bolsonaro foi decepcionante
    Foto: Edilson Rodrigues/ Ag. Senado

    Senador Alessandro Vieira, em comissão, disse que Weintraub não falou nada que se aproveite

    ( Publicada originalmente às 21h 42 do dia 07/05/2019) 

    (Brasília-DF, 08/05/2019) O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou nesta terça-feira, 07, que o novo ministro da Educação do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Abraham Weintraub, não explicou nada e nem falou quais são as propostas do governo para a área.

    Segundo ele, os cortes orçamentários que a pasta determinou de 30% aos recursos das instituições de ensino ficaram “sem explicações”. O senador criticou a declaração inicial do ministro de que os cortes aconteceriam por “balburdia” em três universidades. E, devido a repercussão negativa, recuou e promoveu os cortes a todas universidades devido ao contingenciamento.

    A declaração de “balburdia” como justificativa pode levar o ministro a responder uma ação por crime de responsabilidade. Vieira também saiu insatisfeito da reunião com o ministro por não ter ouvido como o governo federal enfrentará o problema do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) se encerrar no final do próximo ano.

    “Weintraub trouxe diagnósticos, mas nenhuma proposta. O problema não está na falta de análises e, sim, [na] falha [de] execução. Primeiro o ministro atribuiu a mudança orçamentária a uma opção ideológica, uma retaliação às chamadas ‘balbúrdias’, depois disse que era uma opção técnica. Mas na verdade quem decide mesmo o que deve ser cortado é o Ministério da Economia”, lamentou o senador do Cidadania.

    “Há mais de 42 milhões de alunos, de creches a universidades, e os casos de doutrinação não passam de algumas dezenas ou centenas nesse universo. Os maiores problemas da educação são a má qualidade na formação dos professores, a falta de valorização da carreira e o atraso na implantação da base nacional curricular”, complementou.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade