• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 02:38:30
Nordestinas
  • 18/04/2019 10h30

    PREVIDÊNCIA: Possíveis alterações no parecer da reforma da Previdência da CCJ não estão passando pela oposição, informa Ivan Valente

    Segundo o líder do PSOL, mudanças no texto do governo antes de matéria ser encaminhada a comissão de mérito estão sendo cobradas pelos parlamentares do “centrão”
    FOTO: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

    Oposição atua, mas quem poderá mudar Previdência será o Centrão, reconhece líder do PSOL

    ( Publicada originalmente às 20h 30 do dia 17/04/2019) 

    (Brasília-DF, 18/04/2019) As possíveis alterações no parecer da reforma do sistema previdenciário constantes na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19, em debate pela admissibilidade da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, não estão passando pela oposição. A informação é do líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP).

    Segundo ele, as mudanças no texto encaminhado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) – antes de proposição ser encaminhada a comissão especial de mérito que analisará a matéria – estão sendo cobradas pelos parlamentares dos partidos que integram o “centrão” e que oficialmente não são nem governistas, nem fazem oposição ao governo Bolsonaro. Que se autodenominam “independentes”.

    Integram o dito “centrão” legendas como o DEM, Progressistas, PR, PRB, PSD, PTB, SD, Podemos.  Sem contar os independentes como o PROS, Cidadania, PSDB e MDB, que na prática tem se aliado ao grupo centrista.

    “Há uma negociação que não está passando pela oposição que é retirar várias coisas previstas como a questão da mulher camponesa, BPC e, agora, estão falando também em [retirar do texto] a capitalização e abono salarial. Mas isso ninguém sabe porque ainda não apareceu a proposta e se o relator vai acatar”, comentou Valente.

    “Tem também outros jabutis [que querem tirar] como [o dispositivo] de proibir um juiz de não poder conceder remédios do SUS [Sistema Único de Saúde] se ele não souber de onde vai tirar o dinheiro. Mas tudo isso, ainda, não passa de especulação. Porque tudo isso ainda é um pedido. [Além da] desconstitucionalização de vários itens [em que] eles [governistas] querem por Lei Complementar [irem] mudando [as regras] da previdência a qualquer momento”, complementou o líder do PSOL.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade