• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 18 de abril de 2024 16:11:04
Nordestinas
  • 17/04/2019 07h59

    NORDESTE: Davi Alcolumbre recebe deputados nordestinos; ele se comprometeu a levar aos senadores a preocupação com o Banco do Nordeste e os orgãos regionais

    Representantes de cinco estados estiveram com Alcolumbre
    Foto: Agencia Senado

    Davi Alcolumbre recebe deputados estaduais

    ( Publicada originalmente às 21h 16 do dia 16/04/2019) 

    (Brasília-DF, 17/04/2019) Nesta terça-feira, 16, o presidente do Senado, e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), recebeu a “Carta de São Luís” de um  grupo de deputados que representam as assembleias legislativas do Nordeste. O documento contém os principais pontos de interesse entre os parlamentares da região.

    O documento entregue à Câmara e ao Senado contém deliberações tomadas durante o 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste (ParlaNordeste), no último dia 29 de março, reforçando a importância da discussão sobre o Consórcio dos Estados do Nordeste, a Reforma da Previdência, o Pacto Federativo e o Fortalecimento dos Órgãos Regionais de Desenvolvimento.

    “Levarei ao conhecimento de todos os senadores, em especial os do Nordeste, essas reivindicações. São pleitos legítimos em relação, especialmente, à permanência e à existência do Banco do Nordeste e de outras instituições de desenvolvimento dessas regiões. Saiam daqui com o Senado da República comprometido com essa causa, uma causa que é a favor do Brasil”, declarou Davi.

    “Fomos muito bem recebidos pelo presidente do Senado, que demonstrou total interesse, até mesmo de expandir a frente nordestina em defesa do Banco do Nordeste para uma Frente Norte/Nordeste. Davi Alcolumbre é do Norte, do estado do Amapá. E obviamente trouxe a certeza de que temos um aliado em defesa das instituições nordestinas, como o Banco do Nordeste”, afirmou ao site “Ceará News 7” o deputado Danniel Oliveira, presidente da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do Banco do Nordeste (BNB) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

    O presidente da Assembleia do Maranhão, deputado Othelino Neto, disse que uma das preocupações do grupo é a preservação das instituições regionais de desenvolvimento, como a manutenção do Banco Nacional do Nordeste (BNB).

    “O presidente compreende a situação que temos, que também é uma preocupação da região Norte [no caso do Banco da Amazônia], e se comprometeu a levar essas demandas para todo o Senado e ao Congresso Nacional para não permitir retrocessos nesses equipamentos importantes para o desenvolvimento das regiões”, destacou.

    O vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Genival Matias (Avante), representou o presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), na reunião, que discutiu a defesa da manutenção de órgãos regionais, como Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

     “Foi muito produtivo. Entregamos a Carta São Luís, um documento formado por um colegiado de presidentes das Assembleias do Nordeste e eu, na condição de vice, representei o Parlamento paraibano, discutindo conjuntamente o fortalecimento do Banco do Nordeste, já que existe um movimento para extingui-lo e isso seria muito ruim para o país, principalmente para a nossa região”, afirmou.

    O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal, participou do encontro com o senador Davi Alcolumbre.   Para o presidente da ALBA “foi um dia importante, de afirmação da unidade dos parlamentos do Nordeste, que defendem ajustes na Reforma da Previdência, que não apoiam o modelo apresentado. Expusemos para os presidentes das duas casas do Congresso uma posição unificada”. Ele explicou ainda que o ParlaNordeste apoia integralmente a PEC-172, que retira dos estados e municípios a obrigação de arcar com políticas públicas da União.

    Participaram da reunião, deputados estaduais e federais do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Bahia.

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade