• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 14:56:20
Nordestinas
  • 16/04/2019 07h10

    AGRICULTURA: Tereza Cristina diz em Petrolina que vai abrir novos mercados; ela diz a produtores que vai melhorar a Embrapa

    Ela cumpre a terceira etapa de viagens ao Nordeste
    Foto: Guilherme Martimon/ MAPA

    Teresina Cristina cumpre agenda no Nordeste

    ( Publicada originalmente às 20h 52 do dia 15/04/2019) 

    (Brasilia-DF, 16/04/2019) A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, cumpriu agenda nesta segunda-feira, 15, na cidade de Petrolina(PE) e afirmou que vai trabalhar para abrir novos mercados para as exportações de frutas produzidas na região. A ministra está realizando a terceira etapa das viagens ao Nordeste para conhecer de perto os problemas da região. Ela já esteve no Ceará e no Sergipe. Quando esteve no Sergipe chegou a convencer o governador Belivaldo Chagas a apoiar a reforma da Previdência. Ele cumpre agenda administrativa, mas já é conhecida sua determinação para defender a principal pauta legislativa do Governo Bolsonaro. Tereza Cristina é deputada federal licenciada.

     “A fruta é um exemplo do potencial que se tem de exportação. Às vezes somos muito tímidos. A gente acaba ficando na soja, no milho, no algodão, que é um setor muito organizado, o do açúcar e do álcool também, mas precisamos abrir mais mercados. Tem outras coisas, e a fruticultura é uma delas, a gente pode caminhar e muito em relação a esse segmento”, disse a ministra. “Quem diria que em Petrolina iria explodir a fruticultura! Acho engraçado que todos os prefeitos que vão falar de fruticultura querem ter (produção) igual a Petrolina. Preciso aprender muito sobre Petrolina para ajudá-los”.

    Ela também também se comprometeu a atender outra reivindicação dos produtores do município: a celebração de parcerias com o governo de Israel para obter a tecnologia da irrigação por gotejamento. Tereza Cristina lembrou as boas relações do presidente Jair Bolsonaro com o governo de Israel e com o embaixador daquele país no Brasil, e disse que vai estudar a melhor forma de fechar o convênio, que ele considera de grande utilidade para a região de Petrolina.

    Tereza Cristina disse aos produtore que está trabalhando para reorganizar a Embrapa e mudar seu modelo de gestão. Uma das mudanças será permitir que a Embrapa recebaroyalties pelos resultados de suas pesquisas. A ministra disse considerar um absurdo que outros países estejam tentando cobrar royalties do Brasil pelas novas variedades de uvas que foram desenvolvidas pela Embrapa em Petrolina.

    “Nós estamos colocando uma consultoria na Embrapa para rever esse modelo. A Embrapa tem que ter dinheiro, receber e o recurso não deve ir para o Tesouro mas para ela. O que acontece é que ela tem um valor teto, passou daquilo o dinheiro tem de ir para o caixa central. Isso está completamente errado. A Embrapa tem condições de, se reorganizando, receber royalties por uma série de coisas que faz de bom. Tem aí o feijão que vai começar a ser modificado, o que é uma vitória da Embrapa. Vai trazer uma série de benefícios para os produtores, custo menor, produção melhor. A Embrapa hoje tem uma margem muito pequena de ganho e esse dinheiro não vem para ela. Nós precisamos rever o modelo da

    Os produtores de Petrolina também pediram a retirada de invasores de terras próximas ao período de irrigação da Codevasf.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade