• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 09:13:19
Nordestinas
  • 12/04/2019 07h26

    BAHIA/SERGIPE: Bento Albuquerque disse que está tentando ajudar na questão da Fafen; ele recebeu governadores Rui Costa e Belivaldo Chagas

    Diretor da Petrobras, presente a reunião, defende busca de solução empresarial para o problema político
    Fotos: assessorias Gov/BA e Asse/SE

    Ministro Bento Albuquerque recebeu governadores da Bahia e Sergipe assim como alguns senadores e deputado

    ( Publicada originalmente às 17h 26 do dia 11/04/2019) 

    (Brasília-DF, 12/04/2019) O ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, recebeu nessa quarta-feira, 10, na Esplanada dos Ministérios os governadores da Bahia, Rui Costa, e do Sergipe, Belivaldo Chagas, assim como a bancada de senadores desses estados para discutir sobre o futuro das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), que atuam nos dois estados. Bento Albuquerque disse que vem tentanto “entender” o caso para ajudar a solucionar a questão

    Para o governador Rui Costa, as duas fábricas estão acima do interesse comercial da Petrobras, detentora das unidades fabris.   A petroleira anunciou o fechamento das unidades no início de 2018 e, desde então, os estados lutam para a manutenção das operações.  A fábrica do Segipe fica na cidade de Laranjeiras enquanto a unidade da Bahia opera na cidade de Camaçari.

    “A Fafen é estratégica para o país! Somos um dos maiores do mundo em produção de grãos e proteínas, e, se queremos continuar, nós precisamos investir na produção de fertilizantes”, explicou o governador da Bahia. Isso porque o gás que é utilizado para produção de fertilizantes nitrogenados (químicos) favorece a produção de grãos e proteínas.

    Rui afirmou ainda que o Brasil precisa olhar a venda de gás para a produção de fertilizantes e para viabilizar diversas outras indústrias, não apenas como combustível para queimar. “Acho que esta posição fala muito mais forte do que um interesse específico da Petrobras”, disse.

    O ministro Almirante Bento Albuquerque, por sua vez, se comprometeu a ajudar.   O diretor de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, que também esteve presente, ressaltou a necessidade de marcar uma agenda para que os representantes das empresas interessadas possam visitar as fábricas de Sergipe e da Bahia e apontem os caminhos e os possíveis gargalos para que as questões sejam resolvidas.

    Bento Albuquerque com bainaos e sergipanos em busca de uma solução para Fafens

    O próximo passo do Governo da Bahia é se reunir com a direção da Petrobras para buscar um desfecho positivo para negociação.

    O senador Jaques Wagner(PT-BA falou no Twitter sobre o encontro:

    “Pela segunda vez neste ano, eu, @costa_rui, @SenadorRogerio e o governador de Sergipe, @belivaldochagas, nos reunimos com o ministro de Minas e Energia para reivindicar, mais uma vez, que as Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados (#Fafen) continuem funcionando.

    Destacamos a importância das fábricas não só para o Polo Petroquímico de Camaçari, mas para toda a economia nordestina. Vamos continuar mobilizados para chegar a um acordo com a Petrobras pela manutenção das operações e dos empregos dos trabalhadores”, disse o senador baiano.  

    SERGIPE

    Na reunião, Belivaldo destacou que o governo vai fazer sua parte e fará o que for preciso para viabilizar a permanência da Fafen em Sergipe, inclusive com propostas de redução de tarifa de água e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

    "No entanto, sem a Petrobras diminuir o preço do gás, o arrendamento sofre riscos. É preciso definir o papel de cada um e colocar. Nossa parte nós faremos. Estamos otimistas e empenhados em resolver esse problema, que tem sido uma de nossas prioridades do governo”, garantiu.

    Em concordância com o governador de Sergipe, Rui Costa também reforçou a questão da redução da tarifa de gás. “Se a Petrobras não mexer nessa questão, dificilmente haverá interesse”, complementou.

    O ministro de Minas e Energia explicou que já tem ciência do problema das fábricas desde o início de fevereiro e que vem atuando junto à Petrobras para entender melhor a questão e buscar soluções. Ele disse, também, que a hibernação é um problema complexo que precisa do apoio de todos os envolvidos. Sobre Sergipe, o Almirante Bento disse enxergar que o estado está mais próximo de conseguir um resultado positivo pela oferta de gás que será disponibilizado a partir de 2020, com a entrada da operação da termoelétrica.

    Além dos governadores e o senador Jaques Wagner, também participaram da reunião os senadores sergipanos Maria do Carmo Alves(DEM-SE) e Rogério Carvalho(PT-SE),  e o deputado federal Laércio Oliveira(SD-SE). Na ocasião, Laércio pontuou que medidas mais enérgicas devem ser tomadas, como uma ordem direta do governo Federal para a Petrobras, por exemplo.

    O governador de Sergipe avaliou de forma positiva a reunião e destacou os encaminhamentos. "O que ficou acertado é que nós teremos, em breve, a presença, lá em Sergipe, das empresas pré-qualificadas que podem participar de um processo de arrendamento da Fafen. Portanto, uma conversa extremamente positiva com andamentos já colocados dentro cronograma de curto prazo para que a gente tenha, de uma vez por todas, a definição da questão Fafen Sergipe", ressaltou Belivaldo.

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade