• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 05:15:56
Nordestinas
  • 08/04/2019 07h45

    100 DIAS DE GOVERNO: Pesquisas revelam que brasileiro aposta em Bolsonaro, mas perda de prestígio popular foi identificada; pesquisa Datafolha confirma tendência vista em pesquisa Ibope

    Pesquisas Ibope e Datafolha apontam que presidente anda perdendo popularidade
    Foto: Ultimo segundo

    Jair Bolsonaro perde prestígio mas ainda conta com mais de 50% de expectativa positiva, apontam pesquisa à beira dos 100 dias de Governo

    ( Publicada originalmente às 14h 50 do dia 07/04/2019) 

    (Brasília-DF, 08/04/2019) Nesta semana, no dia 10 de abril, o governo do presidente Jair Bolsonaro completa 100 dias. As pesquisas que tem sido reveladas apontam que o brasileiro mesmo com os muito fatos desgastantes vistos neste início de governo -  como o do ex-assessor Fábricio Queiróz pego em movimentações suspeitas que expôs os filhos do Presidente a uma associação com milícias no Rio de Janeiro, a divulgação de vídeo obsceno em pleno Carnaval, os ministros trapalhões, ministro acusado de corrupção,  anuncio de apoio a ditadores, briga com o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia,  insistência em comemorar o golpe de 1964 – ainda estão esperançosos com o Governo Bolsonaro, que tem entre 51% e 59% de expectativa positiva.

    Por outro lado, as pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas em março e neste início de abril,  ou as que foram pagas por  instituições financeiras, revelam que o Presidente Jair Bolsonaro perde prestígio a olhos vistos.

    A pesquisa do Ibope, realizada entre o16 e 19 de março: revela que 34% dos brasileiros avaliam de forma positiva (ótima ou boa) o governo de Jair Bolsonaro.   Um total, também, de 34% avaiam a gestão como regular e 24% consideram o governo como ruim ou péssimo. Um total de 8% dos brasileiros não sabem ou não respondem à pergunta feita pelo instututo.   No primeiro levantamento feito pelo Ibope, aqueles que avaliavam a gestão como ótima ou boa eram 49%, em fevereiro caíram para 39% e recuam para 34% em março. A avaliação ruim ou péssima registra um aumento de 13 pontos no mesmo período.  Os que avaliavam negativamente a administração de  Jair Bolsonaro eram 11% em janeiro, passaram para 19% em fevereiro e, atualmente, somam 24%.

    Apesar de tudo isso, 51%  dos brasileiros ainda aprovam a forma como Bolsonaro governa, contra 38% que desaprovam; 10% não sabem ou preferem não opinar.

    Em janeiro 67% dos brasileiros aprovavam o Governo, índice que caiu para 57% em fevereiro e recuou agora para 51%, ou seja, uma redução de 16 pontos.

    A desaprovação avançou mais rápido pois subiu de 21% para 31% e 38%, respectivamente, entre janeiro e março. A confiança no presidente regrediu pois 49% da população confiam, contra 44% que não confiam e 6% que não sabem ou preferem não responder.

    Em janeiro, 62% confiavam no presidente ante 30% que não confiavam. Em fevereiro, os percentuais eram 55% e 38%, respectivamente. Desse modo, a queda da confiança entre janeiro e março é de 13 pontos, e o crescimento dos que não confiam, de 14 pontos.

    DOMINGO

    Neste domingo, 7 de abril, o jornal “Folha de São Paulo” divulgou pesquisa do Instituto Datafolha revelando que 32% dos brasileiros consideram o governo de Bolsonaro bom ou ótimo, um total de 33% consideram o governo regular, enquanto que 30%  consideram ruim ou  péssimo. Não souberam opinar 4% dos entrevistados.

    A aprovação de Bolsonaro é maior entre os homens, 38%, do que entre as mulheres ,28%. Os que ganham mais de 10 salários mínimos e os que têm curso superior registram numericamente também a maior rejeição ao governo até aqui: 37% e 35%, respectivamente, avaliam a gestão como ruim ou péssima.

    Esses grupos também registram a maior aprovação, 41% (empatada tecnicamente com os 43% dos que ganham de 5 a 10 salários mínimos) e 36% de ótimo/bom (empatada tecnicamente com os 33% de quem tem ensino médio), indicando assim uma polarização entre o eleitor mais elitizado.

    Os mais pobres, até 2 salários mínimos, são os menos satisfeitos, com 26% de ótimo e bom.

    Um total de 34% da população, que vem a ser o eleitorado evangélico segue apoiando o presidente, que é católico, mas foi batizado por um pastor e é fortemente associado ao setor. O governo, até aqui,  está ótimo ou bom para 42% desse segmento, índice que cai a 27% entre católicos  que representam 50% dos brasileiros.

    Os brasileiros que se reconhecem como brancos são os que mais aprovam Bolsonaro, 39%, enquanto  os brasileiros que se reconhecem pretos e pardos são os que mais desaprovam, 29% para cada um dois grupos.

    Segundo o Datafolha, 61% dos ouvidos, Bolsonaro fez menos do que se esperava no exercício do cargo. Já 13% consideram que ele fez mais, enquanto 22% avaliam que ele fez o que era esperado. Entre os descontentes, a predominam pessoas mais pobres e menos escolarizadas.

    O instituto ouviu 2.086 pessoas com mais de 16 anos em 130 municípios nos dias 2 e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    ( da redação com edição de Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade