• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 04:34:26
Nordestinas
  • 05/04/2019 07h47

    ARTICULAÇÃO: Após encontro com Bolsonaro, Ciro Nogueira afirma que progressistas apoiam “Nova Previdência” , desde que proteja “quem ganha pouco e penalize quem ganha mais”

    O senador piauiense afirmou que o encontro serviu apenas para que fosse tratada a reforma da Previdência; Ele nada disse sobre a possibilidade do ingresso do partido no governo
    Foto: Twitter de Ciro Nogueira

    Progressistas estiveram com Jair Bolsonaro, a convite

    ( Publicada originalmente às 16h 14 do dia 04/04/2019) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 05/04/2019) Após se reunir na manhã desta quinta-feira, 4, com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no Palácio do Planalto, o presidente nacional dos Progressistas (antigo PP), Ciro Nogueira, afirmou que a legenda apóia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19, que pretende estabelecer uma “Nova Previdência”. Porém, deixou claro as condições  de que o projeto proteja “quem ganha pouco e penalize quem ganha mais”.

    A declaração aconteceu após ele já estar em solo piauiense e ser contatado pela “TV Meio Norte”. O senador destacou que o encontro com o presidente da República tratou apenas do debate em torno da proposta que reforma o sistema previdenciário nacional. O principal dirigente dos Progressistas não disse nada sobre a possibilidade do ingresso do partido no governo. E nem que isso foi objeto da reunião.

    Participaram do encontro entre Bolsonaro com Ciro Nogueira, o líder do partido na Câmara, deputado Arthur Lira (AL), e a líder no Senado, Daniella Ribeiro(PB) e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

    A agremiação partidária hoje intitulada de Progressistas e que já foi PP, PPB, PPR e PDS já fora também o partido do presidente Jair Bolsonaro, hoje no PSL, entre os anos de 1989 a 2003 e de 2005 a 2016.

    “Eu concordei com ele [Bolsonaro] que a reforma da previdência é necessária para o país. Eu coloquei que já é uma questão fechada no nosso partido [que] é a defesa dos trabalhadores rurais e dos beneficiários do BPC [Benefício de Prestação Continuada], porque eu acho e continuo achando que essa reforma deve acontecer para proteger quem ganha pouco e penalizar quem ganha mais”, opinou.

    PONTOS POLÊMICOS

    O BPC paga um salário-mínimo (R$ 998,00) atualmente a todos os idosos e deficientes físicos de baixa renda, a partir dos 65 anos, que não conseguiram tempo de contribuição para obter suas aposentadorias. A PEC 06/19 quer elevar a idade para a concessão do benefício aos idosos acima de 70 anos. E oferecer R$ 400,00 para aqueles que tiverem mais de 60.

    A aposentadoria dos trabalhadores rurais é paga hoje a todos que comprovam pelo menos 15 anos de contribuição. Sendo destinado aos homens com mais de 60 anos e às mulheres a partir dos 55. O governo quer aumentar o tempo de contribuição para 20 anos e permitir que a aposentadoria seja paga apenas a partir dos 62 anos sem distinção entre homens e mulheres.

    “Esse é o intuito. Ele concordou com essa nossa ideia. Ele respeita e disse que o Congresso é soberano para fazer essas alternativas, que são necessárias. Ele lembrou do tempo em que era do nosso partido, que foi membro dos progressistas e que precisa muito do apoio do nosso partido. E, agora, nós vamos conversar com as nossas bancadas e com os nossos líderes para tomar uma definição dos rumos que vamos atuar nesta reforma importante para o nosso país”, comentou.

    REGISTROS

    A senadora Daniella Ribeiro fez apenas um pequeno registro do encontro em seu Twitter: “Reunião foi para discutir Reforma da Previdência. Atendendo ao convite do presidente Bolsonaro, reunião com o presidente do Progressistas, o líder na Câmara e do ministro da Casa Civil. O presidente fez um apelo pela reforma, sublinhando a importância do apoio do nosso partido”.

    Já o líder da legenda, o alagoano Lira informou apenas que acompanhou o presidente dos Progressistas, Ciro Nogueira, e a líder do partido no Senado, Daniela Ribeiro, no encontro. Sem dar maiores informações do que foi debatido.

    “Estive hoje no Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro, que nos convidou para falar sobre a reforma da previdência. O presidente defendeu a matéria e o apoio do Progressistas para a sua aprovação no Congresso.O presidente defendeu a matéria e o apoio do Progressistas para a sua aprovação no Congresso”, escreveu em sua rede social.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade