• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 13:14:48
Nordestinas
  • 04/04/2019 07h38

    “A pauta do povo brasileiro não é certamente só a previdência”, diz Wellington Dias

    Governador piauiense cumpre uma série de agendas em Brasília para melhorar serviços de mobilidade no estado e obter recursos para investimento
    Foto: Portal AZ

    W.Dias esteve em Brasilia e anunciou que vem conversando com muita gente

    ( Publicada originalmente às 20h 14 do dia 03/04/2019) 

    (Brasília-DF, 04/04/2019) O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) afirmou nesta quarta-feira, 03, que “a pauta do povo brasileiro não é certamente só a previdência”. A declaração do petista ocorreu após ele cumprir uma série de compromissos em Brasília para melhorar os serviços de mobilidade e obter recursos para investimento no estado. Ele enfatizou que “isso não é razoável”.

    Dentre um dos vários encontros, o gestor piauiense disse que se reuniu com a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB). Assim como vários líderes de diversos partidos que, segundo ele, são do campo político e da base de apoio do governo do presidente Jair Bolsonaro, mas também da oposição ao governo do PSL “Sempre preocupado com a situação do país e com a pauta do povo brasileiro”.

    “A previdência é um dos itens pela via de entendimento – e eu sei da importância do entendimento que precisamos [para] encontrar um caminho que seja justo, humanitário e capaz de dar equilíbrio sem colocar, por exemplo, a carga e o peso do passado para cima dos mais pobres pagarem”, comentou.

    EXPERIÊNCIA BAIANA

    Na área de recuperação de estradas e rodovias, o governador piauiense contou que se reuniu com a deputada Rejane Dias (PT-PI) e com o deputado Afonso Florence (PT-BA), ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, que lhe apresentou uma experiência já trabalhada na Bahia em que, segundo ele, é possível garantir um custo menor nas obras de asfaltamento urbano e de rodovias.

    Ele especificou, ainda, que neste modelo a ser copiado da gestão baiana, essa experiência se baseia na aquisição de equipamentos que ficam com o estado, ou diretamente com os municípios, através de um consórcio entre prefeituras. “E eu acredito que poderemos, desta forma, trabalhar em condições semelhantes a esta experiência da Bahia no Piauí”, avaliou.

    “Então a partir da apresentação dele, o Piauí manifesta interesse de trabalhar [no estado, essa experiência]. E a deputada Rejane está dialogando com seus colegas [da bancada federal piauiense] no sentido de nas emendas a serem apresentadas [pelos parlamentares federais ao próximo orçamento da União] a gente poder trabalhar [isso]”, falou.

    RECURSOS

    Wellington Dias informou, também ,que esteve reunido com o presidente do Senad,  Davi Alcolumbre (DEM-AP), onde saiu bastante otimista para que aconteçam a votação nos próximos dias de vários projetos da pauta federativa que propiciarão novos recursos aos estados e municípios para aplicação em investimentos.

    “Tivemos uma agenda na presidência do Senado onde fiquei bastante animado com o entendimento para aprovação do orçamento impositivo em relação as emendas de bancadas. E também do Projeto de Lei 459 que trata da regulamentação da securitização. [Essa] É uma moderna forma de cobrança da sonegação e que permite ampliar a receita sem criação de novos tributos”, destacou.

    “E eu destaco, ainda, da abertura de pauta [no Senado] para votar outros projetos [como] a [revisão da] Lei Kandir, a cessão onerosa do gás e petróleo, dos bônus de assinatura, do [aumento do] FPE e FPM e que ampliam a capacidade de investimentos dos estados e municípios”, finalizou.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade