• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 08:15:43
Nordestinas
  • 29/03/2019 08h58

    SEGURANÇA: Cidade de PE é escolhida como piloto de novo programa federal para o combate à criminalidade: General Theophilo comemorou no Twitter

    Paulista, na região metropolitana de Recife, será uma das cinco cidades do país a implementar inicialmente um novo programa a ser lançado pelo governo federal para o combate aos crimes violentos
    Foto: Helia Sheppa/SEI

    General Theophilo observa a fala do governador Paulo Câmara

    (Brasília-DF, 29/03/2019) O município de paulista, na região metropolitana de Recife, foi escolhido nessa quinta-feira, 28, como umas das cinco cidades do país que servirá de piloto para experimento de novo programa federal que tem como objetivo o combate os crimes violentos.

    O anúncio foi feito pelo secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, general Guilherme Theophilo, em encontro com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), na capital daquele estado.

    O general disse que a experiência exitosa do programa Pacto Pela Vida (PPV) desenvolvido pelo governo estadual levou o governo federal a escolher o estado para implementar o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta que será lançado pelo governo federal em maio.

    “Nós fizemos o levantamento das taxas e levamos em consideração não só as de homicídios, mas o alinhamento político do governo do estado com os municípios, além [da verificação] do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Tudo isso foi considerado para escolhermos cinco municípios, um em cada região do país, para customizar as soluções. Estudamos alguns programas que estão dando resultados nacionais e internacionais, e o Pacto Pela Vida vem dando resultados importantes”, disse Theophilo.

    General Theóphilo destacou o evento em sua página no Twitter

    Para o governador pernambucano, Paulo Câmara, a nova iniciativa do governo federal é “importante”. Segundo ele, vai promover uma integração hoje inexistente entre o governo federal e os governos estaduais.

    “Tenho certeza de que Pernambuco vai dar uma contribuição fundamental para a formatação de uma estratégia nacional de combate à criminalidade no planejamento de atuação policial e, sobretudo, na construção de uma cultura de paz alicerçada em iniciativas de prevenção que promovam inclusão e diminuição das desigualdades sociais”, destacou Câmara.

    PREVENÇÃO

    Segundo o general Theophilo, o objetivo do projeto não será apenas na repressão, mas, sobretudo, no compartilhamento de informações dos diversos órgãos federais, estaduais e municipais para atuar de maneira preventiva no combate aos crimes violentos.

    “Cada ministério integrado ao programa vai aportar recursos, e com isso teremos a continuidade desse trabalho. O reforço do uso de policiamento e da Força Nacional está dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, então nós já temos a previsão de enviar para o Paulista uma média de 100 militares da Força Nacional, com viaturas, com equipamentos e com inteligência”, comentou.

    “Um comitê interministerial virá a Pernambuco e irá à Paulista atuar nas áreas de cidadania, direitos humanos, economia, justiça, segurança pública, educação e saúde. Até a geração de emprego será trabalhada”, informou.

    PILOTOS

    A partir dos resultados obtidos nas experiências dos cinco municípios-pilotos o governo federal criará protocolos de segurança pública para serem difundidos nos demais municípios brasileiros. Segundo o general, essas diretrizes serão obrigatórias para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança aos Estados (FNSP) aos municípios e estados.

    “Nós vamos estabelecer critérios e, para receber o Fundo Nacional, o Estado precisa cumprir com esses protocolos. Dessa maneira, nós vamos procurar espalhar essas boas práticas por todo o País”.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade