• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 18 de abril de 2024 17:59:06
Nordestinas
  • 29/03/2019 08h20

    PREVIDÊNCIA: Francischini, presidente da CCJ, finalmente define o relator na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara; relatoria ficou com deputado do PSL, Delegado Marcelo Freitas

    Tendência por um deputado do PSL se confirmou pois outros partidos não quiseram assumir a relatoria
    Foto: Ig Minas e Amaury Macedo

    Felipe Francischini e Onix Lorenzoni anunciaram relator da Previdência na CCJ

    ( Publicada originalmente às 21h 14 do dia 28/03/2019) 

    (Brasília-DF, 29/03/2019) O presidente da Comissão de Constituição (CCJ) da Câmara, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), anunciou na tarde desta quinta-feira, 28, que o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/19, que pretende estabelecer uma “Nova Previdência” será o deputado, de primeiro mandato, Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG).

    A escolha foi anunciada com diversos parlamentares do PSL na sala de reuniões da CCJ com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS). A líder do governo no Congresso, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), também estave presente no anúncio do relator da proposta que reforma o sistema previdenciário nacional.

    Apenas o escolhido, deputado Delegado Marcelo Freitas, não estava presente. Ele estava em viagem de retorno à sua base e foi informado, por telefone, que será ele o relator da principal matéria em tramitação no Congresso, logo ao chegar em solo mineiro.

    “Eu sempre disse que estava esperando o momento oportuno para a indicação do relator da reforma da previdência na CCJ. Desde ontem houve um grande entendimento com o presidente [da Câmara], Rodrigo Maia, e com os líderes da Casa de que nós daremos total prioridade na tramitação da reforma”, falou Francischini.

    Delegando Marrcelo Freitas será o relator na CCJ

    “E, agora, com os ânimos acalmados, eu fico muito feliz para anunciar a nossa decisão em conjunto e em consenso [que o relator] é o deputado do PSL, Delegado da Polícia Federal, Marcelo Freitas, doutor em Direito na Argentina e com grande currículo na área jurídica e que já foi analista do Supremo Tribunal Federal”, anunciou o filho do ex-deputado Delegado Francischini – atual deputado estadual do Paraná que se encontrava em Brasília nesta quinta.

    ESCOLHA CRITERIOSA

    Para o ministro da Casa Civil, a escolha do parlamentar do PSL mineiro para a relatoria nesta etapa da tramitação, onde será preciso fazer uma defesa constitucional da proposta, reflete uma escolha criteriosa entre os melhores quadros do partido do presidente Bolsonaro.

    “O que temos hoje é o resultado de muito diálogo que o governo Bolsonaro construiu que escolheu aqui um jovem deputado de primeiro mandato. [O governo agiu] com maturidade, teve paciência e esperou o consenso. E dentro do PSL houve uma busca criteriosa”, disse o ministro.

    Em verdade, os demais partidos mais de centro e que já anunciaram apoio a reforma da Previdência, apurou a Política Real, não quiseram entrar na disputa pela relatoria da reforma da Previdência na CCJ, mas não está descartada a indicação de um deputado de outro partido, que não o do Presidente, para a relatoria da Previdência na Comissão Especial.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade