• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 05:46:10
Nordestinas
  • 22/03/2019 08h25

    Ex-presidente Michel Temer foi preso por conta de desdobramento da Lava Jato; já se fala que movimento da Lava Jato poderá travar as reformas

    Classe política poderá votar o pacote anti-crime mas pararia a reforma da Previdência
    Foto: Twitter

    Michel Temer é preso preventivamente; classe política poderá parar as reformas

    ( Publicada originalmente às 13h 30 do dia 21/03/2019) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 22/03/2019) Face desdobramentos de operações correlatas a Lava Jato, o ex-presidente da República, Michel Temer, foi preso hoje, 21, pela manhã em São Paulo(SP). A prisão foi determinada pelo juiz federal Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pelas ações de operações que surgiram da Operação Lava Jato. Ele irá cumprir a prisão preventina no Rio de Janeiro(RJ). Face a essa prisão já se fala nos meios políticos que esse movimento da Lava Jato, no dia do aniversário do presidente Jair Bolsonaro, poderá travar as reformas no Congresso Nacional.

    Já se fala entre fontes da Política Real que a classe política na Câmara daria sequência ao pacote anti-crime de Sérgio Moro, o pai da Lava Jato, mas que deixariam de lato a reforma da Previdência, por ora. Na semana que vem isso ficará mais claro.

    O ex- governador do Estado do Rio de Janeiro e ex-ministro de Minas e Energia do Governo Temer também foi preso é nesta quinta-feira.

    A Operação Descontaminação investiga desvios na Eletronuclear. Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 24 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e Distrito Federal.

    De acordo com nota da PF, "a investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade, deflagradas anteriormente e, notadamente, em razão de colaboração premiada firmada pela Polícia Federal.

    MDB

    O MDB divulgou nota em que lamenta a postura da Justiça e espera que ela seja logo reestabelecida

    NOTA DO MDB

    O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte do ex-presidente da República, Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa.

     

    REAÇÃO

    Os políticos reagiram a prisão do ex-presidente. Do PSL de Bolsonaro aos partidos de esquerda muito se manifestaram no Twitter.

    “O Brasil está mudando, a justiça será para todos! Grande expectativa para o povo brasileiro, estamos no caminho certo! O Brasil será passado a limpo, CADEIA para todos aqueles que dilapidaram o patrimônio público brasileiro e envergonharam a política e o nosso povo!”, disse o senador Major Olímpio, líder do PSL no Senado.

    O ex-governador, ex-ministro e ex-senador Cristovam Buarque(PPS) sempre muito ativo nas redes sociais destacou que a Justiça não tem escolhido partidos.  “A prisão do Temer mostra que a PGR, a PF e a Justiça não têm escolhido partidos para perseguir e a corrupção não é monopólio de alguns”, disse.

    O governador Flávio Dino, do Maranhão, sempre muito ativo nas redes sociais, o mais ativo entre os governadores nordestinos, foi logo dizendo que os que trabalharam para desestabilizar o Brasil estão pagando a conta:

    “Aqueles que ajudaram a desestabilizar o país também pagam o preço da destruição das regras do Estado de Direito. O vale-tudo que passamos a viver desde 2015 prossegue. E pode ter um desfecho terrível, se não houver amplo diálogo e serenidade.”, disse inicialmente.

    Ele entende que esse quadro poderá travar as reformas.

    “Provável que a “guerra de todos contra todos” que estamos vivendo, agravada pela incapacidade do Governo Federal, impeça as tais “reformas”. E também impeça a retomada de um ciclo de crescimento econômico.”, finalizou

    O Partido dos Trabalhadores divulgou nota. A nota assinada pelos líderes do partido no Congresso e a presidência do partido, destacam que se Temer foi preso só com base em delações premiadas ele não deve ser preso, e comparam com a situação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    NOTA DO PT SOBRE A PRISÃO DE MICHEL TEMER

    O Partido dos Trabalhadores espera que as prisões de Michel Temer e de Moreira Franco, entre outros, tenham sido decretadas com base em fatos consistentes, respeitando o processo legal, e não apenas por especulações e delações sem provas, como ocorreu no processo do ex-presidente Lula e em ações contra dirigentes do PT.

    Temer assumiu a presidência em um golpe deplorável. Sua agenda no governo levou ao aumento da desigualdade e da miséria, no entanto  é somente dentro da lei que se poderá fazer a verdadeira Justiça e punir quem cometeu crimes contra a população. Caso contrário, estaremos diante de mais um dos espetáculos pirotécnicos que a Lava Jato pratica sistematicamente, com objetivos políticos e seletivos.

    O que fica evidente é que, cumpridos os objetivos do golpe do impeachment de 2016 e da proibição ilegal a Lula de concorrer as eleições de 2018, seus principais artífices estão sendo descartados pelos que realmente movimentaram os cordéis: o sistema financeiro, os representantes dos interesses estrangeiros no país, com o apoio da mídia conservadora. Isso vale para a própria Lava Jato e seu comandante, Sergio Moro, que travam hoje uma encarniçada luta pelo poder contra o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e a cúpula da PGR.

     

    Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

    Humberto Costa, líder do PT no Senado

    Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara

    ( da redação com informações de assessorias e Twitter. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade