• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 17:12:14
Nordestinas
  • 21/03/2019 07h15

    Segundo Ibope, brasileiros aprovam governo Bolsonaro, mas houve uma “retração” de 15 pontos percentuais de janeiro a março

    Nordestinos são os que mais desaprovam tanto o governo como a forma que o presidente governa
    Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados

    Jair Bolsonaro quando chegou a Câmara por conta da proposta de reforma dos militares a pesquisa Ibope já tinha sido divulgada

    ( Publicada originalmente às 19h00 do dia 20/03/2019) 

    (Brasília-DF, 21/03/2019) O site do Ibope divulgou nesta quarta-feira,20, pesquisa “Ibope Inteligência” que revela uma avaliação positiva  feita pelo brasileiros do Governo Bolsonaro. Na prática, três em cada 10 brasileiros consideram o governo positivamente. No entanto, o Ibope destaque que houve uma retração de 15 pontos percentuais na avaliação positiva entre janeiro e março. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de março.

    Segundo a pesquisa divulgada hoje, 34% avaliam positivamente( ótimo e bom ), a mesma parcela, 34%,  considera o governo regular e praticamente um quarto(24%) considera o governo ruim ou péssimo.  Aqueles que não sabem ou não respondem à pergunta somam 8%.

    Em janeiro, o primeiro levantamento, aqueles que avaliavam a gestão como ótima ou boa eram 49%, em fevereiro caíram para 39% e recuam para 34% em março. Os que consideram o governo ruim ou péssimo registraram um aumento de 13%. no mesmo período.   Em janeiro, os que consideravam negativamente o governo eram 11% passando a 19% em fevereiro e chegando agora a 24.

    CONDUZINDO O PAÍS

    O levantamento quis saber como o brasileiro avalia que Jair Bolsonaro está governando. Um total de 51% aprovam, ao passo que 38% desaprovam e 10% não sabem ou preferem não opinar. O Ibope revela que entre janeiro e março observa-se que a aprovação registra uma queda de 16 %, pois 67% aprovavam em janeiro, caem para 57% em fevereiro e recuam agora para 51%.    Saliente-se que a desaprovação apresenta crescimento de 17 %, passando de 21% para 31% e 38%, respectivamente.

    CONFIANÇA

    O presidente Jair Bolsonaro tem a confiança de  quase metade (49%) da população, contra 44% que não confiam e 6% que não sabem ou preferem não responder. Comparando com os estudos anteriores, em janeiro a maioria (62%) afirmava confiar no presidente ante 30% que não confiavam. Em fevereiro, os percentuais eram 55% e 38%, respectivamente. Desse modo, a queda da confiança entre janeiro e março é de 13 p.p. e o crescimento dos que não confiam é de 14 p.p.

    NORDESTE

    Bolsonaro apresenta avaliação positiva mais expressiva entre aqueles com renda mais alta.

    O Presidente Jair Bolsonaro tem avaliação positiva  de 49% entre aqueles com renda superior a 5 salários mínimos.    Bolsonaro perdeu menos entre os jovens, pois em janeiro ele tinha 44% de aprovação e agora caiu para 37% de aprovação.

    Bolsonaro tem mais apoio entre os que se consideram brancos, 42%.  O Presidente tem problema entre os moradores do Nordeste que a avaliação ótima ou boa apresenta maior retração: queda de 19% considerando o acumulado dos três meses, caindo de 42% para 31% entre janeiro e fevereiro e atingindo 23% em março.

    Moradores do Nordeste são os que mais desaprovam a forma do presidente administrar o país.    A desaprovação é mais expressiva entre os que vivem na região Nordeste (49%), segmento que registra maior crescimento, dado que 25% desaprovavam a administração em janeiro, 44% em fevereiro e agora, em março, 49%, ou seja, 24 p.p. entre a primeira e a terceira pesquisa. Ademais, também é alta a desaprovação nos municípios com mais de 500 mil habitantes (44%).

    Nordestinos e moradores dos grandes centros urbanos destacam-se entre os que não confiam em Jair Bolsonaro

    Os que moram no Nordeste e aqueles que vivem em municípios com mais de 500 mil habitantes (53% em cada um desses segmentos) são os que mais declaram que não confiam no presidente em exercício. Destacam-se também os que residem nas capitais (52%), as mulheres e os entrevistados com idade entre 45 e 54 anos (49% em cada estrato). Este último grupo é o que apresenta maior crescimento entre as rodadas: 23% deles diziam que não confiavam no presidente em janeiro, 39% em fevereiro e 49% agora em março. Portanto, foram 26 p.p. de aumento entre o primeiro e o terceiro levantamento.

    COMPARATIVO – AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DOS ÚLTIMOS PRESIDENTES ELEITOS

    Considerando os resultados de pesquisas de avaliação da administração dos últimos presidentes eleitos, realizadas também no mesmo período de governo, observa-se que a avaliação positiva de Jair Bolsonaro é inferior àquelas registradas para Fernando Henrique Cardoso (1º mandato), Lula (1º e 2º mandato) e Dilma Rousseff (1º mandato). No entanto, ela é mais expressiva do que as de Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff no início do segundo mandato.

    Veja o comparativo feito pelo Ibope Inteligência

    ( da redação com informações do Ibope Inteligência. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade