• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 06:14:38
Nordestinas
  • 21/03/2019 07h32

    ESPECIAL: Atração de políticos nordestinos experientes pode ser decisiva para articulação do Planalto; fundador da bancada do Nordeste, Roberto Pessoa, pode ser um deles

    A maioria dos deputados experientes no Nordeste estão ligados a partidos ou governadores de oposição
    Foto: Site Ceará News 7

    Roberto Pessoa no dia da posse, retornando ao Congresso depois de 14 anos

    ( Publicada originalmente às 14h 23 do dia 20/03/2019) 

    Por Genésio Araújo Jr.

    (Brasília-DF, 21/03/2019) A renovação na Câmara dos Deputados  na eleição de 2018 foi grande, 47,3%, a maior desde 1994 e também foi muito significativa entre os deputados nordestinos, famosos por serem protagonistas na vida parlamentar. A renovação foi marcante nas grandes bancadas do Nordeste, como Bahia, Pernambuco e Ceará. O Nordeste chama especial atenção face ao novo momento político nacional, pois foi a região onde o Presidente Jair Bolsonaro teve menos votos e onde existem mais governadores de oposição. A bancada federal nordestina só tem 5 deputados do PSL, partido do Presidente,  enquanto  tem 20 deputados petistas de um total de 151.

    Alguns deputados nordestinos experientes retornaram ao Congresso, como foi o caso do deputado Roberto Pessoa(PSDB-CE), que foi o idealizador do grupo parlamentar Bancada do Nordeste, ainda em 2.003. Ele é um dos poucos quadros experientes que tem sintonia com o Palácio do Planalto. A maioria dos parlamentares experientes na bancada nordestina é ligada à oposição como os ex-coordendores da bancada, deputado Gonzaga Patriota(PSB-PE) e deputado José Guimarães(PT-CE).  O deputado Roberto Pessoa quando deixou a Câmara dos Deputados para buscar mandatos no executivo, Prefeitura de Maracanaú(CE)(distante 22,4 km de Fortaleza) era filiado ao Partido da Frente Liberal(PFL), agremiação política que se transformou no Democrata, foi colega do ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni(RS), e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia(RJ).

    Roberto Pessoa já chegou ao Congresso trabalhando para conduzir deputados nordestinos e do Ceará para dar apoio ao Governo Bolsonaro. Apresentou projetos de lei que mostram sua preocupação com temas de fundo de interesse do Nordeste. Ele encaminhou um projeto de lei que cria o Programa Nacional de Dessalinização e Segurança Hídrica.

    “O caminho para amplicar a oferta de água parece óbvio. Afinal, 97,5% da água do planeta azul está no mar. Antes caras, as técnicas de dessalinização estão evoluindo e a reduçãi de custos já viabiliza a ampliação do uso”, disse Roberto Pessoa ao justificar o projeto.

    Roberto Pessoa nessa volta ao Congresso também está trabalhando para a criação da Frente Nacional dos Órgãos de Desenvolimento do Nordeste. A região nordestina é a que tem mais órgãos ligados ao Governo Federal - sejam autarquias, empresas de economia mista ou companhias – voltadas para desenvolvimento, como Banco do Nordeste, Chesf, Codevasf, Sudene ou Dnocs.

    “ Essa histórica de juntar o Banco do Nordeste ao BNDES é um derespeito ao Nordeste”, disse Roberto Pessoa ao ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

    Outros políticos nordestinos experientes  estão de volta ou na iminência de voltarem a Câmara, como o ex-ministro Gastão Vieira(PROS-MA) ou  Paes Landin(PTB-PI), que deverá voltar em breve a Câmara, mas ambos na condição de suplentes. Ambos com perfil centrista, como Roberto Pessoa, articuladores, mas ligados a governos de partidos de esquerda, como o PC do B e Partido dos Trabalhadores.

    COMISSÕES

    As pesquisas que tem sido divulgadas apontam que o Presidente Jair Bolsonaro já consegue ter apoio da maioria dos nordestinos, mas a inexperiência de muitos deputados eleitos e a rotina de trabalhos nas comissões temáticas, a discussão de temas como a reforma da Previdência o o próprio pacote anti-crime tendem a gerar mais dificuldades para a articulação política do Planalto.

    O atual coordenador da Bancada do Nordeste, deputado Júlio César Lima(PSD-PI), que tem sintonia com o Palácio do Planalto e vem também do Democratas, como Pessoa, é um apoiador do governo petista de Wellington Dias, do Piauí.

    Cabe ao Palácio do Planalto encontrar mais nomes como Roberto Pessoa para ajudar em sua articulação política na Câmara dos Deputados.

    ( GAJr é coordenador editor da Política Real)


Vídeos
publicidade