• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 25 de abril de 2024 16:43:02
Nordestinas
  • 20/03/2019 09h19

    BRASIL/EUA: Donald Trump disse que ele e Jair Bolsonaro estão comprometidos a reduzir as barreiras comerciais entre seus países

    Trump propõe que Brasil possa compor a Otan
    Foto: Agência Reuter/ Direitos Reservados

    Bolsonaro e Trump em cumprimento final após coletiva

    ( Publicada originalmente às 19h 36 do dia 19/03/2019) 

    (Brasília-DF, 20/03/2019)  O Presidente  dos Estados Unidos, Donald  Trump, disse que que as empresas dos Estados Unidos “estão prontas para entrar” no mercado brasileiro, aguardando mudança nas “regras do jogo”. Trump disse que “reciprocidade” é sua palavra favorita e afirmou que Brasil e Estados Unidos estão dispostos a reduzir as barreiras comerciais entre si.

    “O presidente Bolsonaro e eu estamos comprometidos em reduzir as barreiras comerciais, facilitar o investimento e a inovação em uma série de indústrias -  energia, agricultura, tecnologia. O presidente tem uma visão de liberar o setor privado, abrir a economia”, disse Trump, depois do encontro com o presidente Jair Bolsonaro.

    “E esse é o caminho para que o Brasil tenha um crescimento econômico forte. Nossas empresas estão prontas para entrar quando essas regras do jogo forem iguais”, completou.

    Trump disse, também, que uma eventual entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fará com que o país “aumente seu status”.

    OTAN

    Surgiu aldo inusitado no encontro dos presidentes, hoje. O presidente Donald Trump disse que o Brasil será designado principal aliado dos Estados Unidos fora da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ele salientou a possibilidade do Brasil integrar a Otan, que é uma organização militar formada por países da Europa e da América do Norte. A Otan foi criada para fazer oposição a chamada “Cortina de Ferro” dos países ligados a antiga União Soviética.

    “Como disse ao presidente [Jair] Bolsonaro, vou designar o Brasil como principal aliado que não é da Otan, e até possivelmente um aliado da Otan. Falei com muitas pessoas a respeito disso. Nossas nações trabalham juntas para proteger os nossos povos do terrorismo, do crime transnacional, das drogas, do tráfico de armas e de pessoas, que está agora na vanguarda do crime”, disse.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade