• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 05:40:52
Nordestinas
  • 20/03/2019 08h22

    Depois dos afagos de Bolsonaro, Presidente Donald Trump anuncia apoio ao Brasil na OCDE

    Presidentes trocaram presentes, camisas das seleções do Brasil e EUA
    Foto: Agência Reuter/ Direitos Reservados

    Donald Trump anuncia que vai apoiar Brasil na OCDE

    ( Publicada originalmente às 16h 22 do dia 19/03/2019) 

    (Brasília-DF, 19/03/2019) Depois que o presidente Jair Bolsonaro fez seguidas demonstrações de afagos aos Estados Uniudos e administra;çào da Casa Branca, desde domingo,17, quando chegou a Washington, capital americana – o Presidente Donald Trump fez um gesto ao chefe de Governo e Estado do Brasil.   No esperado encontro na Casa Branca, Trump disse hoje, 19, que apoia a busca que o Brasil empreende para integrar a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), tido como um sêlo de excelência que os países querem ter. Trum disse, também, que as negociações entre os dois países devem avançar nas áreas de segurança militar e do comércio.

    “Estamos trabalhando com várias questões militares e questões dos vistos para funcionar melhor, o Brasil produz ótimos produtos e nós também. Acredito que o comércio vai aumentar substancialmente entre os dois países”, ressaltou Trump, presenteado por Bolsonaro com uma camisa da seleção brasileira de futebol.

    Trump disse que Estados Unidos e Brasil vivem um momento único na relação bilateral. “O relacionamento que temos agora com o Brasil nunca foi melhor. Não temos hostilidade alguma com o Brasil. Vamos ver Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. Temos uma grande aliança com o Brasil, como jamais tivemos.”

    Para Trump, a campanha de Bolsonaro à Presidência da República foi emblemática. “[Bolsonaro] liderou uma das campanhas mais impressionantes dos últimos tempos, lembrou também a minha”, disse. “O Brasil e os Estados Unidos nunca tiveram tão próximos quanto estão agora.”

    Trump recebeu Bolsonaro na porta da Casa Branca para encontro bilateral

    Sobre a Venezuela, Trump disse que a crise no país sul-americano seria tema da conversa com Bolsonaro. Ele indicou que "todas as opções" estão sobre a mesa, inclusive a intervenção militar na região. O governo brasileiro já sinalizou ser contrário à intervenção.

    BOLSONARO

    Bolsonaro mencionou sua satisfação por se reunir com Trump. “É uma satisfação estar nos Estados Unidos, depois de algumas décadas de alguns presidentes antiamericanos, o Brasil mudou a partir de 2019.”

    Bolsonaro afirmou que a reunião dos dois presidentes é importante para  brasileiros e norte-americanos.

    “Temos muito a conversar e muita coisa a oferecer para os bem dos nossos povos. Tenho muita coisa em comum com o senhor Trump. Isso é para mim motivo de orgulho e satisfação. Ele quer uma América grande e eu quero um Brasil grande. A partir deste momento o Brasil estará mais do que nunca engajado com os nossos Estados Unidos.”

    Questionado se em algum momento imaginou que se reuniria com Trump, Bolsonaro respondeu: “É um milagre estar vivo”.

    Trump presenteia bolsonaro com camisa dos Estados Unidos; Bolsonaro ofertou camisa amarela 

    com o número 10, o memso de Pelé

    Antes das declarações Bolsonaro e Trump trocaram presentes. Um entregou ao outro camisas oficiais das seleções de futebol.

    Trump presenteou Bolsonaro com a camisa de número 19 – em alusão ao ano de 2019. “O Brasil é um grande país. A grande potência do futebol. Tem grandes jogadores, posso lembrar de Pelé e tantos outros” , disse.   Trump ganhou uma camisa amarela de número 10 – o número que ficou imortalizado com Pelé. “A camisa que simboliza o maior jogador de todos os tempos”, disse.

    Após a reunião reservada de cerca de 20 minutos na Casa Branca, Bolsonaro e Trump e as comitivas do Brasil e dos Estados Unidos tiveram um encontro ampliado.

    ( da redação com informações de assessorias. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade