• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 08:13:33
Nordestinas
  • 18/03/2019 06h55

    APÓS ENCONTRO ENTRE PODERES: Rodrigo Maia fala em respeito aos poderes, enquanto Davi Alcolumbre destaca contribuição com a democracia; Bolsonaro, nas redes sociais, prefere falar de outros assuntos

    Ministro Dias Toffoli nada postou em redes sociais
    Fotos: Antonio Cruz/ Agência Brasil e imagens do Twitter

    Rodrigo Maia fala no evento que reuniu, informalmente, os presidente dos poderes

    ( Publicada originalmente às 19h00 do dia 16/03/2019) 

    ( reeditado) 

    (Brasília-DF, 18/03/2019) O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia(DEM-RJ), reuniu os presidentes dos poderes da República em um almoço na residência oficial da Presidência da Câmara neste sábado, 16 de março. O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre(DEM-AP) e o presidente do Supremo Tribunal Federal(STF), Antônio Dias Toffoli.   Rodrigo Maia falou de construção de um pacto de governabilidade, enquanto o Presidente Davi Alcoumbre preferiu contar sobre a contribuição para uma democracia sólida.

    “Hoje recebendo o Presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, D Davi Alcolumbre, o presidente do STF, Dias Toffoli, senadores, deputados, ministros. Nosso encontro sinaliza algum muito importante: estamos construindo um pacto para governar o Brasil.”, disse no Twitter.

    Davi Alcolumbre:

    “A contribuição verdadeira de cada um de nós é fundamental para uma democracia sólida que possa proporcionar, acima de tudo, um país mais justo. Temos muito trabalho pela frente.”, disse.

    Enquanto isso, o presidente do Supremo Tribunal Federal nada publicou nas redes sociais, enquanto o presidente Jair Bolsonaro preferiu, até o início noite fala de outros assuntos.

    Davi Alcolumbre postou foto em que ele, ministros, Bolaonaro, governador e Rdorigo Maia 

    posam durante almoço 

    BOLSONARO

    Enquanto os presidente dos poderes, em suas declarações em redes sociais, salientaram a importância do encontro, as primeiras postagens do Presidente da República, em suas redes sociais, foi para tratar de outros assuntos, como um MP que atende os empresários. Ele publicou antes, em retuíte, publicação de seu filho deputado Eduardo Bolsonaro que criticou o Supremo por conta da decisão sobre mandar casos envolvendo crimes correlatos a corrupção para Justiça Eleitoral. 

    “Publicada a MP 876/2019 que prevê o registro automático nas juntas comerciais de firmas constituídas como Empresário Individual e outras derivações sem exigência de autenticação de documentos em cartório pois é uma medida arcaica e que já é objeto de dispensas e relativizações.”, disse à noite no Twitter.

    “Na mensagem enviada ao Congresso, o governo informa que, de acordo com dados das juntas comerciais, esses tipos de empresa representam 96% das empresas que procuram registro sendo que atualmente menos de 1% desses pedidos são indeferidos após análise dos documentos.”, disse, finalizando o tema

    COMO FOI

    O almoço organizado pelo presidente da Câmara dos Deptutados, na residência oficial começou por volta das 13h e terminou um pouco antes das 16h. O anfitrião chamou o evento de “pacto de governabilidade”.   Também participaram 13 ministros, parlamentares e o presidente do Banco Central, Roberto Castello Branco.

    "Acho que [esse almoço] é um sinal importante de que nós estamos construindo um pacto pela governabilidade do Brasil. Governar o Brasil passa pelos três Poderes, cada com sua atribuição", afirmou Maia. O presidente Jair Bolsonaro deixou o local depois das 16h.

    Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, em um breve discurso durante o almoço, o presidente defendeu a harmonia e união entre os Poderes e disse que não se governa sozinho.

    "Ele [presidente Jair Bolsonaro] disse da importância da união de todos os poderes, todas autoridades, para fazer o Brasil continuar o seu caminho de desenvolvimento. Um almoço desse aproxima as pessoas", afirmou Santos Cruz.

    Segundo relatos de participantes do churrasco, não houve discussões de temas específicos, mas menção à reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional.

    Rodrigo Maia falou aos jornalistas sobre o respeito as decisões dos poderes

    O ministro Onyz Lorenzoni disse que não houve pauta formal.  "Nós não tratamos de questões pontuais, o que tratamos ao longo de todo o almoço foi exatamente essa decisão dos três Poderes de ter canais de diálogo permanentes", disse.   "O Brasil precisa sair do conflito, precisa que as autoridades máximas do país saibam sentar à mesa, dialogar e, principalmente, possam se debruçar sobre os problemas do cotidiano do Brasil, com o objetivo de fazer com que a vida das pessoas seja melhor aqui no país", disse ressaltando o que ele considerou um evento histórico.

    Falou se tudo mas a união dos poderes foi o foco principal, disse um dois presentes. "Como foi um almoço de confraternização, falava-se de tudo, e o foco, no final, foi selar com a união de todos os três poderes em prol do Brasil", resumiu o senador Marcos do Val (PPS-ES).

    RESPEITO AOS PODERES

    Existe uma forte possibilidade de ser constoituida uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no Senado Federal, com o objetivo de investigar o Poder Judiciário, pedidos de impeachment de ministros do STF e críticas à Suprema Corte. Bolsonarista e o próprio filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro(PSL-SP), vem dando eco a essas críticas consideradas acima do tom para a relação entre os poderes.

    O Presidente da Câmara dos deputados disse deve haver respeito, pois mesmo havendo divergências se deve respeitar os poderes.

    "Esse respeito entre os Poderes é muito importante. Não foi o que a gente viu, nas últimas semanas, principalmente em relação ao Supremo Tribunal Federal. Isso é muito grave e acho que muito importante que mesmo tendo divergência em qualquer decisão, a gente respeite a decisão dos Poderes, principalmente um Poder que tem a atribuição, como é a do Supremo, de guardar a nossa Constituição", afirmou Maia.

    ( da redação com informações do Twitter e da Agência Brasil. Edição: Genésio Araújo Jr)

     


Vídeos
publicidade