• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 03:34:22
Nordestinas
  • 01/03/2019 06h50

    DESENVOLVIMENTO REGIONAL: Elmano Férrer destaca perfil técnico de Canuto; ele pediu atenção aos órgãos de fomento regional

    O senador piauiense informou que a atual prioridade do Ministério do Desenvolvimento Regional para o Nordeste é transpor as águas do São Francisco para os estados do Ceará e Rio Grande do Norte
    Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

    Elmano Férrer falou à Política Real

    ( Publicada originalmente às 08h00 do dia 28/02/2019) 

    (Brasília-DF, 01/03/2019) O senador Elmano Férrer (Podemos-PI) destacou nessa quarta-feira, 27, o perfil técnico do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. O ministro compareceu à Comissão de Desenvolvimento Regional  e Turismo do Senado para expor seus planos e metas para a pasta.

    O Ministério do Desenvolvimento Regional foi criado pelo Governo Bolsonaro a partir da fusão dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional. Canuto é o gestor responsável pela finalização das obras da transposição do rio São Francisco. Assim como do programa Minha Casa, Minha Vida.

    Férrer disse que pediu atenção aos órgãos de fomento regional. Sobretudo os do Nordeste como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Departamento Nacional de Obras Contra à Seca (DNOCS), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales Parnaíba e do São Francisco (Codevasf) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

    “O DNOCS praticamente agoniza. Sem pessoal, sem técnicos e não tem as condições necessárias para cumprir a missão para a qual foi criada a mais de 100 anos. Que vai completar agora 110 anos. A mesma coisa a Sudene que é um organismo de desenvolvimento regional importante, como também a Sudam”, falou.

    FOCO

    Segundo o senador piauiense, na questão da transposição do São Francisco o foco maior será a realização do Eixo Norte que promoverá a interligação hídrica com os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte. Férrer comentou que a exposição do ministro agradou os senadores do colegiado.

    O senador do Podemos enfatizou que os organismos regionais nasceram dentro de um projeto criado pelo economista Celso Furtado, durante o governo do ex-presidente Juscelino Kubitschek (PSD), nos anos 50, após a “grande seca” que o Nordeste vivenciou em 1958. “Então, é preciso retomar esta política de desenvolvimento regional”, complementou.

    DIFERENÇAS

    Férrer pontuou, ainda, que as diferenças entre regiões precisam ser respeitadas. Como, por exemplo, entender que as políticas públicas para o Norte, que é uma úmida, devem ser distintas da região Nordeste que vive a realidade do semiárido.

    “Aqui nos encontramos, no Brasil Central, próximo ao Pantanal e, isso, sem falar nas duas regiões desenvolvidas do Sudeste e Sul. Então creio que as coisas e o fundamental, o que frisei, é o perfil técnico do novo ministro”, finalizou.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade