• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 28 de março de 2024 15:33:31
Nordestinas
  • 20/02/2019 09h35

    DERROTA DO GOVERNO:Deputados aprovam projeto que anula decreto que torna sigilosa informações por 50 anos

    Decreto foi assinado por General Mourão que estava na presidência; proposta segue ao Senado
    Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

    Plenário da Câmara dos Deputados vive dia intenso

    ( Publicada originalmente às 19h35 do dia 19/02/2019) 

    (Brasília-DF, 20/02/2019) Em nome da transparência, os deputados aprovaram no final da tarde desta terça-feira, 19, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 03/19 que anula Decreto 9.690 publicado pelo Governo Bolsonaro que poderia  torna sigilosa informações por até 50 anos.

    A aprovação da matéria é uma clara derrota do governo que chega nesta quarta-feira, 20, aos 50 dias à frente da administração federal. Um importante deputado que integra o bloco intitulado “Centrão” (DEM, PP, PR e PSD), que preferiu o anonimato, afirmou que o resultado da votação foi um aviso enviado aos articuladores do governo de que os parlamentares querem ser ouvidos.

    No mesmo sentido, um Importante integrante da articulação do governo Bolsonaro, que também preferiu o anonimato, disse que o resultado da votação demonstra que os parlamentares que integrarão a base governista “está querendo conversar e indicar os nomes” daqueles que irão compor os vários cargos e funções que compõem a estrutura do governo federal.

    DERROTA GOVERNISTA

    A matéria foi aprovada por 367 deptuados. Apenas 57 deputados votaram contra. Outros três se abstiveram. No total, votaram 427 deputados federais. Com isso a proposta segue, agora, para análise no Senado Federal. A derrota do governo já se anunciava quando a proposição teve aprovado o regime de urgência, oportunidade em que 325 deputados votaram favoravelmente e 54 deles contra.

    O líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), comemorou a aprovação da matéria que inclusive é de autoria dele, em parceria com os deputados Aliel Machado (PSB-PR), Danilo Cabral (PSB-PE), João Campos (PRB-GO) e Weliton Prado (PROS-MG). O relator da proposta, em plenário, foi o deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

    “É uma vitória da transparência contra a tentativa do governo Bolsonaro de impor o sigilo a informações públicas. E também um recado do Congresso ao Palácio do Planalto mostrando que o Congresso brasileiro não vai se dobrar a iniciativas que sejam prejudiciais a transparência e o combate à corrupção”, resumiu Molon.

    “JUNTAR OS CACOS”

    Já a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) entende que a derrota do governo é um “claro recado que os líderes dos outros partidos estão dando” face ao episódio que resultou na demissão do ministro Gustavo Bebianno da Secretaria Geral da Presidência da República. Ela disse que agora é a hora de “juntar os cacos” e restabelecer a base que apoia o governo.

    “Já havia uma preocupação de algumas pessoas aqui da Casa, uma preocupação minha também que, inclusive, levei ao presidente na última sexta-feira (15) de que o clima ficasse um pouco pesado aqui porque a forma com que houve a condução do caso Bebianno foi uma forma que não foi bem vista dentro da Casa pelos partidos e pelos líderes”, afirmou uma das parlamentares com mais acesso ao Palácio do Planalto.

    “Então foi isso que aconteceu hoje, aqui. A gente tem, agora, que juntar os cacos e tentar seguir em frente”, comentou.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

     


Vídeos
publicidade