• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 05:11:46
Nordestinas
  • 01/02/2019 22h25

    CÂMARA: Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara; Ele alcançou 334 votos e venceu no primeiro turno

    Maia agradeceu adversários, familiares e se emocionou a falar do pai, o ex-prefeito do RJ César Maia; Afirmou que comandará “reformas pactuadas”, modernização da Casa, ajudar a viabilizar o Estado para atender a população
    Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

    Rodrigo Maia foi reeleito com 334 votos

    (Brasília-DF, 01/02/2019) O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito na noite desta sexta-feira, 1º de fevereiro, presidente da Câmara dos Deputados ao alcançar 334 votos, em votação no primeiro turno. Eram necessários 257 votos. O parlamentar do democratas teve 77 votos a mais que o exigido para se eleger.

    Após anúncio do resultado, Maia agradeceu os adversários que concorreram com ele para o cargo, os seus familiares e se emocionou a lembrar do seu pai, o ex-prefeito do Rio de Janeiro (RJ) César Maia que também foi deputado constituinte na década de 80 pelo PDT.

    Rodrigo Maia afirmou, também, que comandará a “Casa do Povo” no biênio 2019-2020 para aprovar as “reformas pactuadas”, a modernização da Câmara, além de ajudar a viabilização do Estado brasileiro que, segundo ele, atualmente inviabiliza a vida da população.

    Ele agradeceu, em especial, o seu leque de apoiadores que foram do PSL do presidente Jair Bolsonaro a partidos tradicionais como Progressistas, PSD, MDB e PTB até aos oposicionistas do PCdoB e do PDT, passando por legendas conservadoras que cresceram nas últimas eleições como o PRB.

    Maia derrotou os seguintes candidatos que concorreram com ele: Fábio Ramalho (MDB-MG) que teve 66 votos, Marcelo Freixo (PSOL-RJ) que recebeu 50 votos, JHC (PSB-PE) que contou com 30 eleitores, Marcel Van Hattel (NOVO-RS) que recebeu 23 votos, Ricardo Barros (PP-PR) que teve quatro votos e o General Peternelli (PSL-SP) que contou com dois votos.

    MESA DIRETORA

    Para os demais cargos da Mesa Diretora foram eleitos Marcos Pereira (PRB-SP) como primeiro vice-presidente da Casa com 398 votos, Soraya Santos (PSL-RJ) como 1ª secretária da Câmara com 315 votos, Mário Heringer (PDT-MG) para 2º secretário com 408 votos, Fábio Faria (PSD-RN) como 3º secretário com 416 votos e André Fufuca (PP-MA) para 4º secretário que recebeu 408 votos.

    Foram eleitos, ainda, para suplentes da Mesa Diretora os deputados Rafael Motta (PSB-RN) com 368 votos, Assis Carvalho (PT-PI) com 283 votos, Geovania de Sá (PSDB-SC) com 366 votos e Isnaldo Bulhões (MDB-AL) com 315 votos.

    Para o cargo de segundo vice-presidente foi convocado novo escrutínio para que os deputados possam escolher entre de Luciano Bivar (PSL-PE), que recebeu 240 votos, e Charles Evangelista (PSL-MG) que contou com o apoio de 161 votos de colegas. Para que um dos dois se eleja para o cargo, agora, basta ter mais votos.

    (por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade