• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 24 de abril de 2024 07:40:50
Nordestinas
  • 14/12/2018 15h15

    DISPUTA NO SENADO: Renan Calheiros diz que proposta que enfraquece o Senado estaria sendo montada por Tasso Jereissati

    Ele disse no Twitter que proposta de Lasier Martins para voto aberto seria sugestão do senador cearense
    Foto: Fotos Públicas

    Renan Calheiros volta a mexer com Tasso Jereissati

    (Brasília-DF, 14/12/2018) O senador Renan Calheiros(MDB-AL) publicou em sua conta no Twitter falando da onda de judicialização, destacou que o Conselho Nacional de Justiça(CNJ) até que faz um controle dos exageros na Judiciário, mas aproveitou - ao tratar da possibilidade do Supremo Tribunal Federal se envolver no processo de votações no Senado Federal -  para dar sequência a mais um capítulo de críticas que vem fazendo ao senador Tasso Jereissati(PSDB-CE), que poderá disputar contra o MDB, maior partido do Senado, ou contra o próprio Calheiros. Pelo regimento interno do Senado Federal, o maior partido no Senado tem direito a indicar o presidente da Casa na legislatura que se inicia.

    “O senador gaúcho Lasier Martins - por sugestão do senador cearense Tasso Jereissati - entra com pedido no STF para impor voto aberto na eleição de presidentes da Câmara e do Senado. Em português claro, é um parlamentar espancando a Constituição ao pedir a intervenção de um Poder no seu próprio Poder para constranger colegas. É assim que a roda gira. O relator do pedido de lasier será o ministro Marco Aurélio Mello. E a independência, a separação e a harmonia dos Poderes, desenhadas por Montesquieu, aguardam com apreensão sua decisão.”, disse.

    Nessa quinta-feira, 13, o presidente do Senado, Eunício Oliveira(MDB-CE), que não estará no Seando no ano que vem, ironizou porque só agora o senador Lasier Martins(PSD-RS) decidiu entrar com esse pedido.

    A votação secreta em votações para escolha do comando do Senado teria sido justificada ao ser mantida, pois seria uma forma dos senadores e o próprio Poder se proteger da influência dos outros poderes. Os aliados do grupo “Senado Independente”, que pretende eleger o próximo presidente do Senado querem votação aberta para constranger e impedir que Renan Calheiros, se for candidato, consiga votos em partidos que possam apoiar formalmente seja Jereissati ou outro candidato.

    Articuladores políticos do Governo Bolsonaro dizem abertamente que a “nova política” não receberia bem a eleição de nomes como o de Renan Calheiros para o comando do Senado no ano que vem. A eleição para o novo comando do Senado será em fevereiro de 2019.

    ( da redação com informações do Twitter. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade