• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 17:52:13
Nordestinas
  • 14/08/2018 07h43

    Ministra Rosa Weber assume TSE na véspera do prazo final dos registros de candidaturas

    Rosa Weber é oriunda da Justiça do Trabalho e estava como vice do ministro Luiz Fux
    Foto: site TSE e Amazonas Atual

    Ministra Rosa Weber assume o comando da Corte Eleitoral do Brasil

    ( Publicada originalmente às 12h 43 do dia 13/08/2018) 

     

    (Brasília-DF, 14/08/2018)  Esta semana em que os candidatos e as coligações presidenciais serão registradas no Tribunal Superior Eleitoral(TSE) – na quarta-feira, 15, teremos a data limite para os pedidos de registro – será a da posse da nova presidente da mais importante Corte Eleitoral do Brasil. A ministra Rosa Weber vai assumir o comando do TSE e vai conduzir o processo eleitoral que vai escolher o novo chefe da nação brasileira.

    A cerimônia de posse será nessa terça-feira ,14, às 20h, em sessão solene no Plenário da Corte, na Capital Federal. A também ministra do Supremo Tribunal Federá irá substituir o  também ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e ficará no cargo até maio de 2020, quando termina seu segundo biênio como ministra titular. A solenidade de posse será transmitida ao vivo pela TV Justiça e pelo canal do TSE no YouTube.

    Ministro Luiz Fux deixa o TSE para que Rosa Weber assuma o posto

    Na oportunidade, também serão empossados os ministros Luís Roberto Barroso e Jorge Mussi nos cargos de vice-presidente do TSE e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, respectivamente. O ministro Barroso é  titular do Supremo.

    QUEM É

    Nascida em Porto Alegre (RS), Rosa Weber formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do Trabalho de 1981 a 1991. Integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006, Corte que presidiu no biênio 2001-2003.

    Rosa Weber foi nomeada ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 2006, onde permaneceu até 2011. Naquele ano, no dia 19 de dezembro, tomou posse como ministra do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Rosa Weber chegou ao TSE em junho de 2012, quando assumiu o cargo de ministra substituta. No dia 24 de maio de 2016, foi empossada ministra efetiva da Corte Eleitoral, passando a ocupar a Vice-Presidência do TSE em 6 de fevereiro de 2018. E em 19 de junho deste ano, foi eleita, pelo Plenário do Tribunal, sucessora do ministro Luiz Fux na Presidência da Corte.

    Composição do TSE

    O TSE é formado por sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da Corte. Outros dois ministros são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Por fim, dois juristas oriundos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República, completam o quórum da Corte Eleitoral.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)


Vídeos
publicidade