• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 19:46:37
Nordestinas
  • 13/08/2018 06h15

    Pesquisa mantém Renan Filho forte para a reeleição, mas foi realizada antes da chegada de Collor de Melo na disputa; Renan Calheiros e Benedito de Lira lideram para o Senado

    Estão em disputa as vagas ocupadas por Renan Calheiros (MDB) e Benedito de Lira (PP) e, de acordo com a pesquisa do Ibrape, eles lideram as intenções de voto
    Foto: blog do Bernardino

    Renan Filho e Collor de Melo em disputa

    ( Publicada originalmente às 15h 38 do dia 10/08/2018) 

     

    (Brasília-DF, 13/08/2018) O Instituto Ibrape, a pedido do site Tribuna de Alagoas( Tribuna Hoje) publicou hoje pesquisa de intenções de votos que analisa a disputa ao governo de Alagoas, para o Senado e Presidência da República.  Apesar do nome do ex-presidente e senador Fernando Collor de Melo(PTC), agora candidato ao Governo do Estado, ter sido citado, quando a pesquisa foi realizada não existia o lançamento da candidatura. Collor de Melo só se lançou candidato no último dia 5 de agosto, domingo.

    A pesquisa foi realizada pelo Ibrape, entre 18 e 22 de julho com 2 mil pessoas, o governador Renan Filho(MDB) figura com mais de 50% das intenções de voto nos dois cenários apresentados. Ele, na prática, vinha desenvolvimento uma pré-campanha sem rivais. Neste cenário seria de eleição em primeiro turno.

    Segundo o Ibrape, tendo Fernando Collor entre os adversários, Renan Filho pontua com 51% e, sem o senador, com 58%. O levantamento ocorreu antes das convenções e nomes como o do vereador Eduardo Canuto (PSDB) e do vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira (PP), também constavam na pesquisa. No cenário com Fernando Collor, o segundo colocado é o próprio senador, com 13%; em seguida aparecem Eduardo Canuto e Marcelo Palmeira, ambos com 2%. Josan Leite (PSL) figura com 1% e Basile Christopoulos não pontuou.

    Já no cenário sem Fernando Collor, o segundo colocado na pesquisa é Marcelo Palmeira, com 3%; seguido de Eduardo Canuto, com 2%; e Josan Leite, com 1%. Basile também não pontuou.

    Indecisos, brancos e nulos variaram entre 10% e 25%, considerando os dois cenários. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com número AL-09280/2018.

    Outra pesquisa, ressaltada ao final, já com Collor de Melo já definido candidato, aponta um empate técnico na capital de Alagoas, Maceió, que tem menos de 30% do eleitorado alagoano

    REJEIÇÃO

    O governador Renan Filho teria uma baixa rejeição na pesquisa Ibrape. O atual governador, de acordo com o Ibrape, é o menos rejeitado: 16%.

    O mais rejeitado é Fernando Collor, com 42%. Em seguida aparece Eduardo Canuto, com 30%; Basile Christopoulos e Marcelo Palmeira, com 29%; e Josan Leite, com 28%. Não souberam ou “nenhum”: 27%.

    Vale ressaltar que a candidatura do senador Fernando Collor ao governo alagoano foi oficializada no último domingo (5) no último dia para a realização das convenções partidárias.

    Até então, Fernando Collor era pré-candidato à presidência da República, no entanto, seu partido já havia informado que a legenda não teria candidato a presidente.

    PRESIDENTE

    O Ibrape em Alagoas também pesquisou as intenções de voto para presidente da República. Lula (PT) aparece com 57%, seguido de Jair Bolsonaro (PSL), com 10%; Fernando Collor (PTC) que havia se lançado pré-candidato à presidência pontuou com 4%; Marina Silva (Rede), 3%; e Ciro Gomes (PDT), 2%. Álvaro Dias e Geraldo Alckmin tiveram 1%. Os demais não pontuaram. 5% estavam indecisos e brancos e nulos pontuaram em 17%.  Sem Lula, Jair Bolsonaro lidera em Alagoas.

    SENADO

    O Ibrape questiou os eleitorado sobre as duas vagas ao Senado.  Estão em disputa as vagas ocupadas por Renan Calheiros (MDB) e Benedito de Lira (PP) e, de acordo com a pesquisa do Ibrape, eles lideram as intenções de voto.

    O emedebista possui 25% das intenções para o primeiro voto e o progressista aparece com 18%. Na sequência vem Rodrigo Cunha (PSDB) com 9%, seguido de Maurício Quintella, com 7%. João Caldas (PSC) constou na pesquisa e pontuou em 3%. Flávio Moreno (PSL) e Omar Coelho (Podemos) tiveram 1% cada. Indecisos somaram 12% e brancos e nulos 24%.

    Para o segundo voto é a vez de Benedito de Lira encabeçar a lista com 13%; Renan Calheiros obteve 12%. Maurício Quintella com 11% e Rodrigo Cunha com 9% vêm em seguida. João Caldas pontuou em 5%; Flávio Moreno em 2% e Omar Coelho em 1%. Indecisos somaram 18% e brancos e nulos 29%.

    O Ibrape também perguntou em quem os eleitores votariam no 1º e 2º votos, simultaneamente. Renan Calheiros com 37% e Benedito de Lira com 31% seguem na liderança. Maurício Quintella e Rodrigo Cunha empatam com 18%. João Caldas obteve 8%; Flávio Moreno, 3%; e Omar Coelho, 2%. Indecisos, 12%; e brancos e nulos, 24%.

    No quesito rejeição, todos os nomes apresentados obtiveram mais de 20% de citações. Quem lidera neste quesito é Renan Calheiros com 32%, seguido de João Caldas, com 30%. Na sequência aparece Flávio Moreno e Omar Coelho, com 29%. Benedito de Lira pontuou cem 28% de rejeição; já Maurício Quintella obteve 24%. Rodrigo Cunha foi o menos rejeitado, com 22%. Não souberam responder: 31%.

    PUXADOR

    O Ibrape também consultou a capacidade de Renan Filho puxar votos para o Senado. O instituto perguntou em quem os entrevistados votariam se o governador apoiasse Renan Calheiros e Maurício Quintella.

    Para o 1º voto, 26% citaram Renan Calheiros. Benedito de Lira aparece com 18%. Rodrigo Cunha e Maurício Quintella vêm em seguida, com 8% e 7%, respectivamente. João Caldas tem 3%; Flávio Moreno e Omar Coelho, 1%. Não souberam, 14%; e brancos e nulos, 22%.

    Já para o 2º voto, Maurício Quintella tem 14%, Renan Calheiros, 12%. Benedito de Lira tem 11%; Rodrigo Cunha, com 8%. João Caldas, 5%; Flávio Moreno, 2%; e Omar Coelho, 1%. Não souberam, 19%; brancos e nulos, 28%.

    Para 1º e 2º votos simultaneamente, Renan Calheiros tem 38% e Benedito de Lira 29%. Maurício Quintella, 21%; Rodrigo Cunha, 16%; João Caldas, 8%; Flávio Moreno, 3%; e Omar Coelho, 2%. Não souberam, 14%. Brancos e nulos, 22%.

    A margem de erro desta pesquisa do Ibrape, para governador, senador, deputado federal e presidente da República, é de 2,19% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

    ( da redação com informações da Tribuna Hoje. Edição: Genésio Araújo Jr)

     

     


Vídeos
publicidade