• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 26 de abril de 2024 16:53:35
Nordestinas
  • 15/06/2018 15h18

    MAPA DA VIOLÊNCIA – Seis cidades do Nordeste estão entre as 10 mais violentas do Brasil; Índice de pessoas na extrema pobreza é maior que em outros municípios

    Bahia é o estado brasileiro com maior número de municípios entre os dez com maior número de homicídios
    Foto: blog do Zé carlos Borges

    Nordeste violento

    (Brasília-DF, 15/06/2018) Seis das dez cidades com maior número de assassinatos no Brasil estão na região Nordeste: cinco no estado da Bahia , que se destaca como “campeão” de violência - Eunápolis, Simões Filho, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Camaçari –, e uma cidade no estado do Ceará (Maracanaú). As outras quatros cidades que completam o ranking das 10 mais violentas do País estão no Rio de Janeiro (Queimados e Japeri), no Pará (Altamira) e Paraná (Almirante Tamandaré).

    Os dados são do Atlas da Violência 2018 sobre os municípios com dados referentes a 2016, um estudo feito pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta sexta-feira, 15.

    O estudo revela também os 10 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes que são menos violentos: Brusque (SC), Atibaia (SP), Jaraguá do Sul (SC), Tatuí (SP), Varginha (MG), Jaú (SP), Lavras (MG), Botucatu (SP), Indaiatuba (SP) e Limeira (SP).

    Indicadores

    O Atlas aponta que os 10 municípios com menores taxas de homicídios têm 0,6% de pessoas extremamente pobres, enquanto os 10 mais violentos têm 5,5%, em média. No total, o Brasil tinha 309 municípios com mais de 100 mil pessoas em 2016.

    O estudo mostra também que o percentual de pessoas sem saneamento básico é de 0,5% nas cidades menos violentas e de 5,9% nas mais violentas. A taxa de desocupação de jovens também é maior nas cidades com mais assassinatos .

    “Os indicadores mostram diferenças abissais entre as condições de desenvolvimento humano, começando pela taxa de mortes violentas, que, no último grupo, foi mais de dezesseis vezes maior”, diz o estudo.

    Violência letal

    “A edição do Atlas com dados municipais tenta jogar luz a um componente da violência letal que diz respeito às condições socioeconômicas das pessoas mais atingidas pela violência”, explica a diretora executiva do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, Samira Bueno.

    O estudo, frisa Samira, basicamente mostra que municípios com melhores níveis de desenvolvimento – e aqui falamos de habitação, educação, inserção no mercado de trabalho, dentre outros – também concentram menores índices de homicídio.

    “Ou seja, estamos falando de pobreza, mas principalmente, estamos falando de vulnerabilidade econômica e de desigualdade”, enfatiza.

    Vulnerabilidade

    Os indicadores, segundo ela, revelam o “equívoco de políticas de enfrentamento da violência focadas apenas no policiamento e em estratégias repressivas”, ressaltou

    Samira Bueno diz que o estado não é capaz de oferecer condições básicas de vida e cidadania para parcelas significativas da população.

    “Justamente essas pessoas, que vivem em condições de inserção precária do mercado de trabalho, evadem da escola muito cedo, habitam em territórios sem infraestrutura e são os que mais ficam vulneráveis à violência”, acentua.

    (Por Gil Maranhão. Agência Política Real. Edição: Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade