• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 20 de abril de 2024 10:59:52
Nordestinas
  • 23/01/2017 07h50

    CRISE PRESIDIÁRIA - Rogério Marinho diz Alcaçuz é “equívoco histórico” e defende a erradicação do presídio

    Presidio do Rio Grande do Norte completou neste sábado uma semana de rebeliões entre presos e sucessivos motins e confrontos com policiais
    Fonte: assessorias

    Rogério Marinho é deputado federal

    ( Publicada originalmente às 19h 18 do dia 21/01/2016) 

     

    (Brasília-DF, 23/01/2017) O Rio Grande do Norte enfrenta há uma semana a pior crise prisional de sua história. Vários detentos já foram assassinados em uma verdadeira guerra de facções, que tem suas cenas exibidas ao vivo para todo o país. E o cenário principal de tudo isso tem sido a penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a principal do Estado.

    Para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), esta é a oportunidade que o Governo potiguar tem para erradicar o presídio, que considera um "equívoco histórico".

    "A erradicação do presídio de Alcaçuz pode ser a chance de um recomeço. É preciso construir um presídio de segurança máxima em uma área do Estado longe de centros urbanos. A crise atual permite corrigir este equívoco histórico que foi a construção de um presídio em cima de dunas. É desastroso e as fugas de presos são previsíveis. Segurança nula", declarou o parlamentar.

    Recursos

    De acordo com o deputado, recursos já foram disponibilizados pelo Governo Federal no sentido de construir novas penitenciárias no RN, permitindo, inclusive, uma construção em regime de urgência.

    "O Governo perdeu o controle interno do presídio que foi completamente depredado pelos próprios detentos, só existe uma solução possível: construção de um novo", completa.

    Turismo

    Segundo Rogério Marinho, a retirada do presídio de Alcaçuz da região onde foi construído ainda traria benefícios econômicos para o Rio Grande do Norte, já que a penitenciária está localizada em uma área com forte apelo turístico.

    "Seria uma ajuda à economia, ao turismo, e dificultaria a atuação do crime organizado", ressaltou o parlamentar potiguar.

    Marinho também colocou seu mandato à disposição do governo do Estado no sentido de unir esforços para enfrentar a onda de violência. Rogério enfatiza ainda que confia no trabalho das forças de segurança e aproveitou para parabenizar os policiais civis e militares, além dos agentes penitenciários, que têm trabalhado sem descanso desde o início da atual crise no sistema prisional potiguar.

    (Por Gil Maranhão – Especial para Agência Política Real, com informações da assessoria. Edição: Genésio Jr.)

     

Vídeos
publicidade