• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 29 de março de 2024 08:55:59
Nordeste em Manchete
  • 25/07/2016 08h00

    ESPECIAL – Pré-candidatas a prefeita, parlamentares nordestinas focam em políticas públicas e gestão participativa

    Salvador, São Luís e Fortaleza podem ser administradas, a partir e 2017, por uma mulher, por três deputadas federais
    Montagem da Política Real

    Alice Portugal, Eliziane Gama e Luizianne Lins

    ( Publicada originalmente às 14h 34 do dia 22/07/2016) 

     

    (Brasília-DF, 22/07/2016) O Nordeste, uma região tradicionalmente de laços machista, com origem no coronelismo que reinou por décadas e com fortes reflexos na política, pode ter nas eleições municipais deste, que acontecerão no dia 2 de outubro em todo o País, três capitais governadas por uma mulher.

    Três deputadas federais estão na briga, com vários homens, para conquistar as prefeituras de Fortaleza (CE) e São Luís (MA) – que já foram administradas por mulheres, e aparecem como pioneiras nesse quesito da política brasileira, e ainda a de Salvador (BA). Na capital maranhense e na capital baiana, a disputa tem um gosto a mais: o PPS e o PCdoB, respectivamente, podem fazer as suas primeiras prefeitas no Nordeste. Já no caso da capital cearense, o PT tenta tomar de volta um cargo que administrou por duas vezes.

    As três parlamentares tem algo em comum: focam nas políticas públicas, na cidadania, na geração de novos empregos e numa gestão mais humanizada e participativa, como revelaram com exclusividade à Agência de Notícias Política Real.

    Luizianne – Governo Participativo

    A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), que foi prefeita de Fortaleza por duas vezes seguidas – de 1º de janeiro de 2055 a 31 de dezembro de 2012 -, é a grande a posta do Partido dos Trabalhadores (PT) para voltar à cena política depois da crise que tomou conta da legenda no País.

    "Nossa pré-candidatura tem dialogado muito com os diversos setores de Fortaleza para construir coletivamente um programa de governo que responda aos verdadeiros anseios de nossa cidade. Nesse sentido, estamos realizando diversos seminários temáticos para discutir políticas públicas e demandas de cada setor”, explicou a parlamentar.

    Lins explica que já teve reuniões com profissionais de saúde, com professores debatendo questões das áreas da educação e dialogamos com especialistas e com a população meio ambiente. Também tem ouvidos diversos segmentos da sociedade para construir sua proposta de governo.

    “Mulheres, população LGBT e juventude são setoriais que também darão uma imprescindível contribuição à essa construção. É dessa forma democrática que iremos, no tempo certo, apresentar o resultado de todo esse diálogo, que virá na forma de um Programa de Governo Participativo, acentuou.

    Alice – “Salvador mais Justa”

    A deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), pré-candidata à Prefeitura de Salvador, disse que a sua candidatura ao Palácio Thomé de Souza é própria do PCdoB e ganha cada vez mais corpo.

    O partido que conquistou seu primeiro governo estadual, nas eleições de 2014 (Flávio Dino, no Maranhão), quer agora a primeira prefeitura do Nordeste.  O lançamento da pré-campanha de Portugal, dia 18 de junho, por exemplo, contou com a presença dos presidentes nacional, estadual e municipal do partido, Luciana Santos, Daniel Almeida e Olívia Santana, respectivamente, afirmaram que a candidatura e eleição da deputada à prefeitura de Salvador é um projeto nacional.

    “A nossa eleição não é local, é estadual, para impedir o retorno do ‘Carlismo’ (em referência a Antonio Carlos Magalhães), e é nacional, para ampliar as nossas conquistas”, afirma a deputada.  “Vamos trabalhar por uma Salvador mais justa, uma cidade que seja de todos. Estamos fazendo o possível para transformar em uma candidatura ampla, forte, com alianças importantes”, completou.

    O PSD, do senador Otto Alencar, segundo a deputada, anunciou, no dia 21 de junho, o apoio à pré-candidatura.

    “Já fomos, com muita honra, apoiados pelo PSD, pelo senador Otto Alencar, pelo deputado Antônio Brito, pelo vereador Edvaldo Brito, aguardando que os nossos aliados estratégicos, PT e PSB, venham conosco. Assim faremos uma frente viável para enfrentar o atual prefeito de Salvador, ACM Neto”, comemorou Alice Portugal.

    Eliziane – “Governança solidária”

    Já o PPP pode conquistar pela primeira vez uma prefeitura no Nordeste com uma mulher: a deputada federal Eliziane Gama (MA). “É desafiador a mulher ocupar um espaço de poder. É um espaço extremamente minoritário e os percentuais no Legislativo e no Executivo não são diferentes, entre 9% e 10% apenas. Então, é muito desafiador, pois os principais candidatos em geral são homens”, admite a parlamentar.

    Eliziane lidera as pesquisas de opinião pública à Prefeitura de São Luís, cidade que é pioneira no Nordeste em ter mulheres no comando: primeiro foi Gardênia Gonçalves (de 1986 a 1989) e depois, Conceição Andrade (de 1993 a 1997).  “Hoje nós estamos muito focada em fazer uma campanha onde possamos destacar pautas voltas para a melhoria e desenvolvimento da cidade, mas também para a participação da mulher, com políticas públicas voltadas para a família”, diz a deputada.

    A pré-candidata afirmou em recente entrevista que a educação é uma das principais metas do plano de governo do PPS.  “Nem um governo que se preocupa realmente com a cidade deixa de investir na educação. Infelizmente, aqui em 4 anos nenhuma creche foi construída. Visitei o local onde seria construída a escola de tempo integral e a obra não passou da pedra fundamental”, disse a deputada, ressaltando que a valorização da cultura popular também é outro ponto do seu programa de governo, e lembrou que destinou emenda parlamentar de 1 milhão de reais para a cultura do Maranhão.

    Eliziane destacou, ainda, a importância da parceria público-privada (PPP). “Adotar o modelo de PPP é necessário. Precisamos chamar a iniciativa privada para trabalhar em conjunto com o poder público e assim promover atendimento compatível com as necessidades da população”, destacou.

    “Esse sentimento de governo participativo, com uma governança solidária, uma gestão que envolva realmente a sociedade é o princípio que vai nortear a nossa campanha, porque será um princípio para atender a mulher da capital maranhense”, acrescentou a parlamentar maranhense.

    (Por Gil Maranhão – Agência de Notícias Política Real. Edição: Genésio Jr.)


Vídeos
publicidade