Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

POLÊMICA: Em meio a litígio com PDT, Tábata quer promover reforma política para renovar os partidos políticos
15/08/2019 07h35
Foto: site Uol

( Publicada originalmente às 21h 25 do dia 14/08/2019) 

(Brasília-DF, 15/08/2019) Em meio a um litígio com PDT,  sob risco de ser expulsa da legenda por ter contrariado a orientação partidária quando da votação da reforma da Previdência, a deputada Tábata Amaral (PDT-SP) lança nesta quinta-feira, 15, em conjunto com outros dois parlamentares um manifesto que pretende promover uma reforma política para renovar os partidos políticos.

O movimento, articulado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), pretende alcançar mudanças na legislação política e eleitoral com a finalidade de que as legendas sejam mais transparentes, legítimas e que possam possuir uma maior democracia interna. A ideia conta ainda com o apoio do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), primeiro cego a se eleger para o parlamento brasileiro.

A iniciativa conta também com o apoio da Transparência Partidária, entidade que reúne o apoio de outras 21 Organizações Não Governamentais (ONGs) como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Transparência Internacional, Transparência Brasil, Contas Abertas, Pacto Pela Democracia, RenovaBr, Acredito, Vem Pra Rua, dentre outros.o movimento é coordenado pelo advogado e cientista político, Marcelo Issa.

De acordo com o manifesto, que está disposto na página eletrônica do Transparência Partidária, a meta do grupo é o momento político que vive o país exige uma maior transparência e prestação de contas dos dirigentes partidários. Além, é claro, da necessidade de renovação da política brasileira. E para garantir isso vão ser propostos mecanismos para favorecer a alternância dos dirigentes partidários.

(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/580167/polemica-em-meio-a-litigio-com-pdt-tabata-quer-promover-reforma-politica-para-renovar-os-partidos-politicos