Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

ATLAS DA VIOLÊNCIA: Por conta de Maracanaú, Capitão Wagner diz que foi buscada verba milionária para atender problemas de segurança, mas “birra política” barrou iniciativa
07/08/2019 08h18
Foto: Agencia Câmara

( Publicada originalmente às 22h 18 do dia 06/08/2019) 

(Brasília-DF, 07/08/2019) O deputado Capitão Wagner(PROS-CE), falando como líder partidário, informou ao plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, que não iria contraditar os números da pesquisa do “Atlas da Violência” feita pelo Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicada(IPEA) que mostrou a cidade de Maracanaú, no Ceará, como a cidade mais violenta do Brasil, mas fez questão de salientar que esses números eram de 2017. 

Ele disse que o ex-prefeito de Maracanaú e hoje deputado federal Roberto Pessoa(PSDB-CE)  buscou recursos da ordem de R$ 250 milhões junto a secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça, General Guilherme Theóphilo, para fazer o enfrentamento dos problemas de violência, mas face a “birra política” os recursos não saíram.

“Esse recurso seria vinculado a sete Ministérios e destinado não só para a repressão mas também para o saneamento básico, a educação, o trabalho de lazer, o trabalho voltado para a Guarda Municipal daquele Município. E, por birra política, infelizmente esse Município, que hoje é noticiado como o mais violento do País, deixou de receber 200 milhões de reais, não por culpa da Prefeitura, não por culpa do Deputado Roberto Pessoa, mas sim por conta de uma birra política, na qual o Governo do Estado do Ceará deixou de dar a atenção devida ao recurso...”, disse em fala no plenário.

Veja a íntegra do discurso do deputado cearense:

O SR. CAPITÃO WAGNER (PROS - CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Boa-noite a todos.

Sr. Presidente, eu queria fazer um registro, pela Liderança do PROS, de que pesquisa veiculada no Estado do Ceará aponta Maracanaú como a cidade mais violenta do País. A pesquisa é referente ao ano de 2017.

Sras. e Srs. Deputados aqui presentes, o que nos causa maior indignação não é o registro de que Maracanaú se tornou a cidade mais violenta do País e sim o registro de que o Deputado Roberto Pessoa, do PSDB, que foi Prefeito do Município de Maracanaú, articulou junto ao Secretário Nacional de Segurança Pública, General Theophilo, recurso da ordem de 250 milhões de reais que seriam destinados justamente para que Maracanaú pudesse vencer essa guerra contra a violência.

Esse recurso seria vinculado a sete Ministérios e destinado não só para a repressão mas também para o saneamento básico, a educação, o trabalho de lazer, o trabalho voltado para a Guarda Municipal daquele Município. E, por birra política, infelizmente esse Município, que hoje é noticiado como o mais violento do País, deixou de receber 200 milhões de reais, não por culpa da Prefeitura, não por culpa do Deputado Roberto Pessoa, mas sim por conta de uma birra política, na qual o Governo do Estado do Ceará deixou de dar a atenção devida ao recurso, deixou de dar a assistência necessária para que a cidade de Maracanaú fosse considerada a cidade-piloto desse projeto por meio do qual cada região do Brasil está recebendo esses recursos.

Logicamente, quem ficou triste, quem perdeu nessa briga política foi a população de Maracanaú. E quem ganhou foi o Estado de Pernambuco, onde a cidade de Paulista foi contemplada justamente porque Maracanaú deixou de ser contemplada em virtude de o Governo do Estado não ter cumprido os requisitos necessários para que fosse viabilizado esse programa no nosso Estado.

A população do Ceará logicamente lamenta. A nossa Capital, a cidade de Fortaleza, é registrada como a cidade mais violenta do País, e a cidade vizinha, a cidade de Maracanaú, como a cidade mais violenta entre todas as cidades que foram pesquisadas.

Aqui eu queria fazer um depoimento em defesa da articulação que foi feita pelo Deputado Roberto Pessoa, nosso companheiro de bancada, Deputado Federal que trabalhou muito para que esses recursos fossem viabilizados.

E o que nos preocupa é que justamente o Secretário de Segurança do Estado do Ceará à época alegou que não haveria motivos para que esses recursos fossem destinados justamente para Maracanaú, porque os dados que ele tinha não apontavam Maracanaú como a cidade que mas precisava no Estado do Ceará. Está aí comprovado, através da pesquisa que foi veiculada, pesquisa responsável, que não é pesquisa nem de oposição nem de situação, não é pesquisa de partidos políticos, e sim uma pesquisa de um instituto que tem credibilidade, inclusive internacional.

Então, que fique registrado aqui o empenho do Deputado Roberto Pessoa, da bancada cearense, do Deputado Heitor, que participou da articulação. Nós trabalhamos também junto ao General Theophilo.

Infelizmente, quem perde com a birra política e com a forma — a da velha política — como foi tratada essa questão é o povo cearense, é o povo de Maracanaú.

Por conta disso, queria deixar registrado, e inclusive que fosse veiculado pelo programa A Voz do Brasil, este nosso pronunciamento em defesa da população de Maracanaú e em repúdio a essa velha forma de fazer política no Estado do Ceará.

Muito obrigado, Presidente.

(  da redação com informações da taquigrafia da Câmara dos Deputados. Edição: Genésio Araújo Jr)

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/580092/atlas-da-violencia-por-conta-de-maracanau-capitao-wagner-diz-que-foi-buscada-verba-milionaria-para-atender-problemas-de-seguranca-mas-birra-politica-barrou-iniciativa