Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Aliado de Bolsonaro, Coronel Chrisóstomos(PSL-RO) considera possibilidade de privatização do BASA
13/06/2019 08h02
Foto: Rondônia Dinâmica

( Publicada originalmente às 20h 45 do dia 12/06/2019) 

(Brasília-DF, 13/06/2019) O deputado Coronel Chrisóstomos (PSL-RO), aliado do presidente Jair Bolsonaro, afirmou nesta quarta-feira, 12, que a possibilidade de privatização do Banco da Amazônia (BASA) – como aventado pela equipe econômica do governo – precisa ser debatida.

A declaração, exclusiva para a reportagem da Política Real, aconteceu durante a participação do parlamentar na audiência que a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara promoveu nesta quarta para ouvir os dirigentes dos órgãos regionais que atuam no Norte do país.

Segundo ele, o BASA precisa ser mais efetivo junto à população e atender mais os pequenos e médios empresários. Questionado se essa seria a posição do PSL – partido do presidente Bolsonaro, Chrisóstomos disse que “do PSL, eu não sei. Eu sei [que essa é] a minha crítica”.

“Os bancos regionais têm que ser mais atuantes, principalmente, para os pequenos e médios produtores e empresários. Isso é uma necessidade. No passado, era muito mais difícil saber se o banco era incrustrado nos seus gabinetes. Agora acabou. O povo quer a atuação dos bancos públicos mais vocacionados para atender os pequenos e médios”, comentou.

“Não adianta o cofre estar cheio de dinheiro. Não adianta os bilhões estarem lá. É melhor que estejam os cofres vazios e [isso] significa que a economia está rodando. Significa que todos estão produzindo muito. Portanto, hoje, eu apoio essa linha. Uma linha de conversa direta. Do banco para o povo”, complementou.

Privatização em debate

Indagado mais incisivamente se seria favorável a privatização do BASA, o parlamentar reforçou a sua opinião de que o tema deve ser tratado e discutido.

“É exatamente porque sendo um banco público, esses bancos regionais estão fazendo pouco. Entendeu? Estão muito encastelados. Não há vaga mais para quem quer ficar encastelado, não. O povo quer a participação efetiva de todas as instituições públicas. É assim que tem que funcionar”, destacou.

“Por isso muitos parlamentares pensam até em desativar esses bancos regionais. Eu sou favorável a entrar numa discussão para que o banco possa realmente fazer um trabalho social muito mais do que está fazendo”, finalizou.

(por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/579643/aliado-de-bolsonaro-coronel-chrisostomospsl-ro-considera-possibilidade-de-privatizacao-do-basa