Versão para impressão

Clique aqui para imprimir

Renan Calheiros nega manobra para prejudicar procurador-geral da República
23/07/2015 08h39
Agência Brasil

( Publicada originalmente às 16h 39  do dia 22/07/2015) 

 

(Brasília-DF, 23/07/2105) O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), contestou notícia veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira, 22, informando que ele estaria manobrando para evitar a recondução de Rodrigo Janot ao cargo de procurador-geral da República. Renan Calheiros divulgou uma nota onde afirma que o seu cargo de presidente do Senado exige isenção.

“A indicação é uma prerrogativa da Presidência da República e a apreciação é uma competência dos senadores”, afirmou Renan Calheiros. Na curta nota, ele diz que “rechaça” a reportagem por oconsiderá-la “totalmente improcedente”. Também assegurou que seu trabalho é pautado pela isenção.

Retaliação

De acordo com a reportagem da Folha de S. Paulo, Renan Calheiros estaria estudando a possibilidade de segurar a votação que decidirá sobre a recondução do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Seria uma retaliação por ele também ter sido incluído na lista de políticos investigados pela procuradoria. O presidente do Senado é alvo da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

O mandato de Rodrigo Janot termina em 17 de setembro. Se ele for o escolhido pelo próprio Ministério Público, sendo o mais votado numa lista tríplice, esta é a data para o Senado votar sua indicação. Mas antes, o nome precisa ser indicado pela presidenta Dilma Rousseff.

Resistência

De acordo com a Folha de S. Paulo, a estratégia de Renan Calheiros conta com a resistência de senadores aliados dele. Um senador ouvido pelo jornal afirmou que seria “um tiro no pé” porque a manobra revoltaria os integrantes do Ministério Público. E, aí, eles pressionariam o procurador-geral interino para intensificar ainda mais as investigações contra políticos envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras e empreiteiras.

Leia a íntegra da nota do presidente do Senado

"Em face da publicação de hoje (22-07-2015) intitulada “Renan cogita manobra para segurar recondução de Janot a Procuradoria”, cumpre-me rechaçá-la por ser totalmente improcedente.

"O cargo da Presidente do Senado Federal exige a isenção, com a qual venho me pautando para possibilitar a independência do Legislativo.

"A indicação é uma prerrogativa da Presidência da República e a apreciação é uma competência dos senadores.

"A fim de evitar leituras equivocadas - de fontes sempre secretas - peço a publicação deste esclarecimento lamentando o fato de não ter sido ouvido antes da referida publicação.

"Senador Renan Calheiros

"Presidente do Senado Federal​"

 

(Valdeci Rodrigues, especial para Política Real. Edição de Valdeci Rodrigues)

 



Link da notícia
http://politicareal.com.br/noticias/nordestinas/569661/renan-calheiros-nega-manobra-para-prejudicar-procurador-geral-da-republica