• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 18 de abril de 2024 16:26:51
Genésio Jr.
  • 18/06/2017 13h04

    Pulando fogueiras

    Costuma-se dizer no Nordeste que o melhor momento para se “fazer um”(assassinar, na linguagem facínora) é no pipocar de fogos de uma comemoração junina

    Fogueira Junina crepita e empolga( foto: PB Hoje)

    (Brasília-DF)  A semana política deveria ser breve. A grande estrela da República deveria ser o Supremo Tribunal Federal(STF), que precisa decidir a vida do senador afastado Aécio Neves.

    A pressão sobre o PSDB era, e é ,pantagruélica, monumental. O partido não sabe se fica ou sai do Governo Temer e seu mais importante líder, num vai e volta incréu, FHC, sugeriu que Temer tivesse grandeza para antecipar eleições gerais, como se fosse possível, especialmente pois seriam de presidente a vereador de Uricurí! 

    Vamos ter dia de São João(24 de junho)no final da semana e a tradição parlamentar recomenda não esticar muito a corda pois a bancada nordestina(151 deputados e 27 senadores) acabam carregando o resto no bolso, fazendo com que nada se vote no Congresso Nacional. O Presidente Temer ficará fora do Brasil até sábado, 24 de junho, cumpre agenda na Suécia e na Rússia. Enfim, uma semana de pular fogueiras, porém na política o fogaréu parece atingir as fogueiras!

    A entrevista do empresário Joesley Batista à revista Época foi um movimento estratégico de uma jogada política, midiática e jurídica de alto calibre. É inegável, antes de qualquer coisa, que a nova manifestação do empresário goiano – a primeira foi na divulgação das delações – é importantíssima, merece toda a nossa atenção. É importante que se fique atento, também, em que cenário ela se apresenta e qual será o seu impacto na elite política e na sociedade nordestina!

    Costuma-se dizer no Nordeste que o melhor momento para se “fazer um”(assassinar, na linguagem facínora) é no pipocar de fogos de uma comemoração junina.  Já passamos Santo Antônio, virá São João e São Pedro. Muitos motivos para ouvirmos pipocar de fogos. Na política se pode morrer muitas vezes, já se disse.  A sociedade nordestina, tal qual a média da sociedade brasileira, está petrificada. Não sabe mais para onde correr com tanto desvario na nossa política. Com as festas juninas, a maior festa na região e provavelmente a segunda maior festa brasileira depois do Carnaval, a sociedade se desloca para suas profundezas(?!) culturais. 

    A classe política sabe que não tem e nem terá trégua. A “jogada” da entrevista de Joesley Batista enfraquece muito Aécio Neves às vésperas de um julgamento que, contraditoriamente, tanto poderá mandar prendê-lo como libertá-lo para voltar ao mandato.  Joesley Batista tenta mostrar que não estava fora do Brasil flanando e gastando seus milhões ,que tem compromisso com a Justiça e o País.  Ele sabe que a sociedade o detesta, talvez tão ou mais que os políticos que delatou.  Sabe que existe em curso no Supremo uma maioria que poderá anular o acordo feito pelo PGR, Rodrigo Janot. Ele sabe que está caminhando no despenhadeiro.

    A elite política nordestina está no centro da confusão e irá se movimentar. A semana vai ser breve para que isso fique evidente, porém a tendência é que Temer ganhe mais apoio do grupo majoritário, enquanto o outro lado, minoritário, vai fazer de tudo para deixar Lula fora disso. Tanto um lado como o outro sabem que as dificuldades serão tremendas!

    Por Genésio Araújo Jr., jornalista

    e-mail: polí[email protected] 


Vídeos
publicidade